Sintomas da pancreatite e remédios naturais

Escrito por carol sarao | Traduzido por giovana moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sintomas da pancreatite e remédios naturais
Remédios naturais podem ajudar a aliviar os sintomas da pancreatite (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

A pancreatite é uma inflamação do pâncreas na qual as enzimas digestivas atacam os tecidos pancreáticos. Esta doença pode ser crônica ou aguda. Os casos agudos são geralmente causados por cálculos biliares ou abuso de álcool, sendo considerados emergência médica. A pancreatite crônica, por sua vez, é uma inflamação do pâncreas que não se cura com o passar do tempo. Caso tenha a pancreatite crônica, você precisa de tratamento médico. Porém, é possível discutir a exploração de remédios naturais que muitas pessoas usam para aliviar os sintomas.

Outras pessoas estão lendo

Sintomas e diagnóstico da pancreatite

Com a pancreatite aguda, pode haver dor repentina ou gradual no abdome, que se espalha para as costas, bem como um abdômen inchado e sensível. Outros sintomas incluem: náusea, vômito, febre e pulsação acelerada. A pancreatite aguda pode ser uma ameaça à vida, e pode causar hemorragia interna, falência de órgãos e morte. A pancreatite crônica tem sintomas similares, como perda de peso inexplicável e fezes oleosas. Os médicos geralmente diagnosticam as pancreatites por exame de sangue, raio-X, ultrassom, tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

Ervas e suplementos para a pancreatite

Há uma grande riqueza de ervas e suplementos que ajudam a amenizar os sintomas da pancreatite crônica. Remédios naturais à base de ervas incluem vitaminas do complexo B e lecitina, que ajudam a metabolizar as gorduras; extrato de dente-de-leão, para estimular a produção de bile; extrato de oliva, com suas propriedades anti-inflamatórias; alho, com suas qualidades anti-oxidantes; e cardo de leite, que ajuda a desintoxicar o fígado. Outros remédios naturais incluem lactobacillus acidophilus, que incentivam as bactérias intestinais saudáveis; cromo, que regula o açúcar no sangue; e sílica, que ajuda na reconstrução de tecidos danificados. Muitas pessoas também usam ervas aiurvédicas para ajudar com os sintomas da pancreatite, com amalaki, haritaki e frutas behadas como escolha popular para limpeza e reconstrução de tecidos. Embora muitas pessoas relatem bons resultados com esses suplementos, sempre discuta sobre isso com seu médico antes de começar um regime de vitaminas, pois eles podem interagir negativamente com medicamentos prescritos.

Dieta para pancreatite

Uma dieta saudável e pobre em gorduras pode ajudar muito a aliviar os sintomas da pancreatite. Coma pequenas quantidades de alimentos a intervalos curtos de tempo ao longo do dia, ao invés de sentar-se para comer três refeições grandes. Substitua as gorduras saturadas da sua dieta por óleos prensados a frio. Substitua a cafeína, o álcool e os refrigerantes por suco de frutas e água. Coma alimentos ricos em fibras como arroz integral, e ricos em proteínas, como frango e peixe. Procure por vegetais, frutas e tofu que contenham as propriedades anti-oxidantes. Alimentos gordurosos, apimentados e pré-embalados estão de fora.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível