Mais
×

Sintomas de pH alto em um aquário

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

pH, ou potencial hidrogeniônico, é a medida da acidez de uma substância. Substâncias com pH de 0 a 6.9 são ácidas, enquanto as de 7.1 a 14 são alcalinas. Água pura é neutra com um pH de 7, apesar de que a água da maioria dos aquários contém aditivos que previnem que ela tenham um pH neutro. A maioria dos peixes precisa de um pH de cerca de 7 para serem saudáveis. O pH alto altera o ecossistema de um tanque saudável. Quando os peixes mostram sintomas de doença, pode ser uma pista de que o pH está muito alto.

O pH de um aquário afeta a saúde dos peixes (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Amônia

Amônia, uma substância química tóxica composta por nitrogênio e hidrogênio é uma das causas mais comuns em problemas no aquário. A decomposição de materiais orgânicos como comida ou escamas de peixe são frequentes fontes de amônia e problemas causados por ela são mais comuns em aquários com altos níveis de pH. Peixes afetados por intoxicação por amônia apresentarão comportamento hiperativo e caótico. As barbatanas parecerão desgastadas ou terão manchas pretas. Alguns peixes podem ir para o fundo do tanque e ficar completamente letárgicos.

Ambiente do aquário

pH alto pode estimular o crescimento de substâncias tóxicas que podem prejudicar os peixes. Substâncias viscosas em aquários, incluindo nuvens de limo na água ou depósitos de limo em ornamentos do tanque são sintomas comuns de pH alto. Crescimento repentino de algas também podem indicar uma mudança no pH do aquário.

Problemas respiratórios

Tanques altamente alcalinos frequentemente causam problemas respiratórios nos peixes. Se o peixe paira perto da superfície da água, ele pode estar procurando oxigênio. Descargas perto da boca e guelras, bem como a abertura frequente da boca também pode indicar que o peixe tem problemas respiratórios causados pelo pH.

Doença

Íctio, uma infecção de pele comum, é ocasionalmente causada por níveis altos de pH. Alguns fungos também se desenvolvem nas barbatanas dos peixes como resultado de um pH inapropriado. Procure por massas felpudas crescendo ao longo das barbatanas e corpos dos peixes.

Mudanças rápidas de pH

A causa mais séria de doenças é a mudança rápida do pH do aquário. Se os níveis de pH do aquário estão muito altos, ele deve ser reduzido ao longo de várias semanas ou meses. Peixes novos que morrem de repente frequentemente são vítimas do choque da mudança do pH. Uma mudança rápida em um aquário estabelecido pode fazer com que os moradores parem de comer, desenvolvam doenças ou tenha falência de órgãos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article