Sintomas de uma placa Wi-Fi com problemas

Escrito por lita mcleary | Traduzido por valeria jardim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sintomas de uma placa Wi-Fi com problemas
A placa Wi-Fi é responsável pelas conexões sem fio de um computador (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Uma placa Wi-Fi é um componente de hardware de computador que permite aos usuários conectar-se a redes sem fio. Pode vir como um cartão PCMCIA ou uma placa de expansão interna instalada em um slot na placa-mãe. Caso possua uma placa Wi-Fi com problemas, uma série de sintomas irá dizer-lhe que é necessário solucionar o problema para ter o dispositivo novamente em condições de funcionamento.

Outras pessoas estão lendo

Placa Wi-Fi não é reconhecida

Quando uma placa Wi-Fi não é reconhecida pelo computador, tal problema normalmente está relacionado a problemas de conectividade. Se estiver usando uma placa Wi-Fi PCMCIA, desconecte-a do slot, conecte-a novamente e certifique-se de que está presa e conectada corretamente. Se estiver usando uma placa de expansão Wi-Fi interna, pode ser necessário abrir o gabinete do computador e certificar-se de que a placa está devidamente conectada ao slot da placa-mãe (consulte a seção Recursos).

Falha em detectar conexões sem fio

Se a placa Wi-Fi é reconhecida, mas não consegue detectar conexões sem fio, talvez seja necessário mover o computador para mais próximo do ponto de acesso. Caso esteja usando um laptop, certifique-se de que a função "wireless" está ligada. Pode ser necessário pressionar um botão para ativá-la. Também certifique-se de que a placa está ativada no Windows 7. Para fazer isso, clique em "Iniciar" e depois em "Painel de Controle". Digite "adaptador" na caixa de pesquisa, e em seguida, selecione "Exibir conexões de rede" em "Central de Rede e Compartilhamento". Clique com o botão direito do mouse no ícone "adaptador de rede" e selecione "Ativar".

Conexões sem fio intermitentes

Caso consiga conectar-se a conexões sem fio, mas as mesmas caem frequentemente ou você costuma encontrar problemas quando está conectado, pode ser necessário atualizar o driver do dispositivo da placa Wi-Fi para que ela funcione corretamente. Para atualizar o driver da placa Wi-Fi, clique em "Iniciar", "Painel de Controle" e "Sistema e Segurança". Clique em "Gerenciador de dispositivos" em "Sistema". Selecione "Adaptador de Rede" e clique com o botão direito sobre o nome do adaptador. Selecione "Propriedades" na aba "Driver". Clique em "Atualizar driver".

Dano de hardware

Se a placa Wi-Fi não responder a nenhuma das etapas tentadas, pode já estar danificada. Retire a placa do slot (ver link "Recursos", caso esteja usando uma placa Wi-Fi interna) e verifique se há danos nela. Caso não haja nenhum dano aparente, tente usar a placa em outro computador. Se for reconhecida, pode haver um problema com a porta onde a placa Wi-Fi foi anteriormente conectada. Tente conectar a placa em outro slot, caso existam outros similares disponíveis, e veja se o problema foi solucionado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível