Sintomas pré-menopausais e palpitações cardíacas

Escrito por cheryl balasubramanyam | Traduzido por fellipe jardim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sintomas pré-menopausais e palpitações cardíacas
As palpitações são um dos primeiros sintomas da perimenopausa (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

A perimenopausa é um período de tempo começa antes da menopausa, quando o corpo se prepara para entrar na menopausa. Ela pode durar entre três e 10 anos. À medida que o corpo muda de um estágio de vida para o outro, as flutuações hormonais resultantes podem resultar em sintomas intensos. A perimenopausa afeta a maioria dos sistemas corporais, incluindo o coração. Os sintomas cardíacos são uma parte normal do processo de pré-menopausa.

Outras pessoas estão lendo

Palpitações

As palpitações são um dos primeiros sintomas da perimenopausa. O termo médico é palpitações cardíacas ou arritmia. Elas não são dolorosas, mas podem fazer uma mulher se sentir desconfortável. Durante a perimenopausa, os níveis corporais dos hormônios estrogênio e progesterona variam muito. À medida que o coração tenta se ajustar a essas mudanças, ocorrem palpitações. O coração pode pular batimentos ou o número de batimentos por minuto pode aumentar. Algumas vezes, este número pode ser muito elevado, provocando uma sensação de pânico.

Ondas de calor

As palpitações são rotineiramente acompanhadas de ondas de calor, as quais são sensações de intenso calor e formigamento na metade superior do corpo. Elas ocorrem frequentemente durante a noite e causam sudorese e insônia. Muitas vezes, as palpitações são um precursor para uma onda de calor e as mulheres a encaram como um aviso de que um episódio é iminente. Mais de 75% das mulheres na perimenopausa apresentam palpitações, além de ondas de calor.

Período de tempo

As palpitações que ocorrem em virtude de perimenopausa geralmente duram entre três a seis meses. À medida que o corpo se ajusta às mudanças hormonais, os sintomas cardíacos devem diminuir. Embora possa ser uma experiência assustadora, as palpitações são uma parte normal da perimenopausa e são temporárias. Aprender sobre os sintomas pode ajudá-la a se sentir mais no controle do que está ocorrendo em seu corpo.

Prevenção/solução

Embora as palpitações devam diminuir com o tempo, há passos que podem ajudar a diminuir a frequência e a gravidade dos episódios. Quando elas ocorrerem, interrompa todas as atividades físicas. Se possível, deite-se e faça respirações lentas e profundas até que o episódio passe. Evite estimulantes tais como cafeína, álcool e medicamentos que contenham cafeína ou álcool. Parar de fumar é uma atitude importante para melhorar a saúde do coração, especialmente durante este período. Diminuir os níveis de estresse mostrou ser uma das ferramentas mais eficazes para o gerenciamento de palpitações. O exercício moderado, uma dieta saudável e equilibrada e a ingestão adequada de líquidos são todas mudanças relativamente simples que podem ter um impacto positivo.

Sintomas físicos de perimenopausa

Cada mulher experimenta os sintomas da perimenopausa, ou a falta dela, de sua própria maneira. O principal sintoma da perimenopausa é uma mudança do ciclo menstrual. Isso pode se manifestar como um aumento ou diminuição no fluxo ou um aumento dos sintomas do tipo TPM. Muitas mulheres têm uma diminuição do desejo sexual, acompanhada por secura vaginal. Há uma tendência, durante a perimenopausa, de ganhar peso, especialmente ao redor da seção mediana. Pode haver um aumento no inchaço e flatulência, particularmente antes do ciclo menstrual.

Sintomas mentais de perimenopausa

Para algumas mulheres, os sintomas mentais associados à pré-menopausa podem ser mais incômodos do que os problemas físicos. A falta de concentração, frequentemente acompanhada por esquecimento, é uma queixa comum. Mudanças de humor, irritabilidade e aumento dos níveis de raiva fazem algumas mulheres sentirem como se estivessem fora de controle. A depressão e fadiga estão muitas vezes associadas e tendem a exacerbar uma à outra. É importante lembrar que estes sintomas são apenas temporários e devem desaparecer à medida que o corpo entra na menopausa.

Cuidados

A perimenopausa é uma fase normal de vida de uma mulher e os sintomas associados são uma parte dela. Consulte um profissional de saúde sempre que houver mudanças corporais inesperadas. Um médico pode avaliar a saúde e realizar testes cardíacos de rotina. Isto pode eliminar a possibilidade de outras causas de palpitações. Ele também pode recomendar opções de tratamento para os sintomas, incluindo medicação se necessário.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível