×
Loading ...

Sintomas de regurgitação e constipação canina

Atualizado em 17 abril, 2017

A regurgitação e constipação podem tornar a vida do seu cão muito triste. A constipação é normalmente causada por falta de fibras, desidratação ou falta de exercício, mas se o seu cão está constantemente regurgitando, ele pode não estar ingerindo comida o suficiente para formar as fezes. Regurgitação é diferente de vômito, e refere-se à expulsão de alimento ou fluído sem esforço do esôfago. Quando um cão vomita, isso requer esforço; quando regurgita, ele deve baixar a cabeça e a comida mastigada simplesmente cai da boca. A regurgitação sinaliza um problema com o esôfago, que pode ser estrutural ou de motilidade. A regurgitação e a constipação apresentam um número de sintomas clássicos.

A regurgitação e constipação podem tornar a vida do seu cão muito triste (dog image by Michal Tudek from Fotolia.com)

Sem movimentos intestinais

Se o seu cão não tem movimentação intestinal em 24 horas, ele deve estar constipado.

Loading...

Forçando a ida

Ainda que um cão constipado possa sentir urgência em ter movimentação intestinal, ele não será capaz de fazer. Poderá agachar e forçar repetidamente por um longo período de tempo, e mesmo enquanto anda ele se contrai. Poderá evacuar um pouco, mas não completamente.

Fezes pequenas e duras

Quando o cão finalmente consegue evacuar um pouco, as fezes devem ser pequenas e duras. A passagem desse tipo de fezes é difícil, e podem ser responsáveis pelo esforço. Seu cão pode até mesmo ganir ou chorar durante o processo porque isso machuca, e uma pequena quantidade de sangue pode estar presente durante o atrito das fezes com o cólon. Isso normalmente indica desidratação.

Perda de apetite

Se faz alguns dias desde que seu cão evacuou, tudo que ele tem comido desde então está no seu sistema digestivo. Isso pode causar entumescimento e sensação de estar "cheio", e ele pode não querer comer.

Bagunça na hora da comida

A regurgitação acontece imediatamente após a ingestão do alimento ou água, enquanto o vômito normalmente acontece depois de algum tempo. Muitos cães irão regurgitar próximo ao comedouro assim que engolirem a comida, e frequentemente tentarão comer novamente a matéria expelida.

Sem esforço

A regurgitação não envolve esforço, e frequentemente surpreende o cão assim como a você. A comida ou fluído irá cair da boca, similar a quando entrou por ela.

Perda de peso

Se o cão está regurgitando consistentemente, ele não estará colocando comida no seu sistema e perderá peso. Se ele também está constipado, seu abdômen parecerá entumescido por causa da retenção enquanto o resto do corpo ficará magro, levando a uma aparência de "barrigudo".

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...