Sintomas de rejeição de próteses metálicas do quadril

Escrito por holly huntington | Traduzido por lara scheffer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A cirurgia de prótese de quadril, ou artroplastia total do quadril, pode aliviar a dor e até permitir que uma pessoa volte a realizar suas atividades diárias sem dificuldade. Mas existem alguns problemas que podem ocorrer, e um deles é a rejeição da prótese pelo corpo. Os sintomas incluem dor, inchaço e infecção.

Outras pessoas estão lendo

Cirurgia de prótese do quadril

A cirurgia envolve a remoção dos ossos doentes, mas também envolve a colocação de um substituto. A prótese feita de metal, cerâmica ou plástico é a articulação substituta utilizada nesse tipo de cirurgia. Porém, as que são feitas de metal podem causar complicações devido aos metais usados em sua composição. Isso pode resultar em uma rejeição pelo corpo.

Cobalto e crômio

Os metais cobalto e crômio, que são utilizados em próteses metálicas de quadril, compõem 5% das sensibilidades e falhas de implantes apresentadas durante esse tipo de cirurgia, segundo o Journal of Bone and Joint Surgery (Jornal de Cirurgias Ósseas e de Articulações).

Isso acontece devido ao fato de que essas articulações metálicas podem oxidar quando entram em contado com fluidos corporais. Além disso, a corrosão pode ocorrer devido à fricção entre uma parte da prótese contra a outra. Isso faz com que detritos metálicos (partículas bem pequenas da articulação metálica) entrem no sistema circulatório do corpo, elevando os níveis de metal no sangue.

Sintomas relacionados ao metal

Conforme os detritos metálicos circulam pelo corpo, eles também se misturam com as proteínas presentes no sangue e podem causar uma reação imunológica. Se o sistema imunológico vê os detritos como corpos estranhos, pode ocorrer uma reação alérgica.

Esse tipo de reação pode produzir sintomas em todo o corpo — assim como em todas as áreas por onde as partículas metálicas passaram — como as glândulas linfáticas, baço, fígado e os tecidos próximos ao local da prótese. Os sintomas podem incluir erupções cutâneas, eczemas, febre, inchaço, inflamação e dor.

Sintomas e complicações adicionais

O sistema imunológico pode causar outra complicação, que também pode levar à rejeição da prótese, assim como produzir outros sintomas. Essa condição é conhecida como osteólise (um processo de dissolução do osso), segundo o site TotalJoints.com. Conforme os glóbulos brancos do sistema imunológico começam a atacar o metal na prótese (assumindo que ela é um corpo estranho), o osso pode ser dissolvido naquela área, tornando a articulação artificial menos estável.

Um sintoma da redução da estabilidade da articulação pode ser um osso quebrado ou deslocado, ou canos ao tecido ósseo circundante à área afetada, assim como sintomas de inflamação, sangramento ou infecção que podem resultar de qualquer um dos dois casos.

Importante

Infelizmente, uma cirurgia adicional para remover a prótese metálica pode ser necessária para impedir a continuidade de inflamações ou destruições ósseas que resultam dessas respostas imunológicas. Nesses casos, próteses de cerâmica são usadas no lugar das metálicas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível