Sintomas, remédios e cura para sarampo

Escrito por michelle kerns | Traduzido por lara scheffer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sintomas, remédios e cura para sarampo
Existem várias maneiras de combater os sintomas do sarampo (High fever. image by firsov from Fotolia.com)

O sarampo é uma doença respiratória transmitida por vírus que mata milhares de pessoas por ano em todo o mundo. Antes da distribuição das vacinas do sarampo, era uma doença infantil comum e muito contagiosa. O vírus se espalha quando partículas são espirradas ou tossidas no ar por um indivíduo infectado e inaladas por outra pessoa; a pessoa recém-infectada geralmente não apresentará nenhum sintoma até quatro dias depois de terem contraído o vírus. Como o sarampo é uma infecção viral, antibióticos não são eficazes como tratamento, embora existam várias maneiras de aliviar os sintomas característicos da doença.

Outras pessoas estão lendo

Sintomas iniciais

Os primeiros sintomas de sarampo são muito semelhantes aos de um resfriado comum. O indivíduo apresentará uma febre leve e corrimento nasal, garganta dolorida e áspera, e desenvolverá tosse. Eles também podem desenvolver conjuntivite e apresentarão olhos vermelhos, irritados e lacrimosos.

Sintomas progressivos

Depois de dois ou três dias dos sintomas iniciais, como os de um resfriado, a pessoa desenvolverá as aftas características, conhecidas como aftas de Koplik na parte interna da boca. Elas são pequenas, brancas e com o centro em tons de azul. Depois do desenvolvimento delas, a febre irá aumentar -- às vezes alcançando 40 graus -- e a irritação avermelhada frequentemente associada ao sarampo começa a aparecer, começando na cabeça e rapidamente cobrindo todo o corpo.

Remédios

Embora não existam medicações que possam tratar o sarampo, algumas podem aliviar o desconforto dos sintomas. A febre alta que acompanha a segunda fase da doença pode ser reduzida usando remédios livres, como Aleve, Tylenol, Advil ou Motrin. Frequentemente o sarampo será complicado com o desenvolvimento de outra condição, como uma infecção no ouvido ou outra doença. Se a doença for bacteriana, essa outra condição pode ser tratada com antibióticos.

Remédios caseiros

A melhor maneira de se recuperar de sarampo é em casa com muito repouso. A pessoa doente deve beber muito líquido, como suco, água ou isotônicos para repor os líquidos perdidos com a febre. Como o sarampo pode deixar os olhos doloridos e sensíveis à luz, mantenha as luzes fracas. Se a dor de garganta e tosse que acompanham a infecção ficarem muito doloridas ou incomodar demais, colocar um umidificador no quarto pode dar algum alívio à pessoa.

Cura

A única cura conhecida para o sarampo é a prevenção através de vacinação, normalmente administrada na vacina MMR. Ela é uma combinação de vacinas que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. A vacina contra o sarampo é muito eficaz. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (nos EUA), antes da distribuição da vacina, mais de três milhões de casos de sarampo eram reportados nos Estados Unidos por ano. Agora, existem menos de cem casos por ano e a maioria deles está conectada à crianças que não foram vacinadas. Embora existam algumas preocupações recentes de que a vacina MMR é responsável por causar o autismo, de acordo com o Instituto Nacional da Saúde e Desenvolvimento da Criança, nenhuma conexão entre os dois foi identificada, apesar de muita pesquisa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível