Sintomas de sinusite bacteriana

Escrito por stan mack | Traduzido por ninah coracini
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sintomas de sinusite bacteriana
Existem muitos tipos de sinusite (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

A sinusite é uma condição comum, que geralmente ocorre durante ou após um resfriado. Há muitos tipos diferentes de sinusite, mas a maioria deles pode rapidamente se transformar na forma bacteriana, caso não procure a assistência médica adequada. A sinusite bacteriana começa como uma simples inflamação da mucosa dos seios paranasais. Esta inflamação é, em seguida, infectada por bactérias. Para minimizar a chance de desenvolver sinusite bacteriana, preste atenção aos sintomas em seus estágios iniciais e procure atendimento médico, logo que parecer que uma infecção esteja presente.

Outras pessoas estão lendo

Tipos de sinusites

A sinusite é uma inflamação da membrana que reveste as cavidades paranasais (as paredes em torno das passagens nasais). A forma aguda é um episódio que normalmente dura menos de quatro semanas. A sinusite crônica (também conhecida como rinossinusite crônica) pode durar muito mais tempo. A sinusite aguda pode ser desencadeada por uma gripe, a qual é causada por um vírus. Os sintomas da gripe, como espirros ou coriza, podem tornar a membrana que reveste os seios da face inflamados. Essa inflamação é o início da sinusite aguda. Se a inflamação levar a uma infecção bacteriana, o resultado será a sinusite bacteriana. A sinusite fúngica é causada pela presença de fungos nos seios paranasais. No entanto, os casos desse tipo de patologia são menos comuns que os casos de sinusite bacteriana.

Sintomas de sinusite aguda

O Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (do inglês National Institute of Allergy and Infectious Diseases, NIAID), diz que o sintoma mais comum de sinusite aguda é a dor. Dores na testa podem significar que os seios frontais estejam inflamados. Dores nos dentes superiores e na mandíbula podem significar que os seios maxilares estejam inflamadas. Inchaço ao redor dos olhos pode significar que os seios etmoidais estejam inflamados. Dores de ouvido podem indicar que os seios esfenoidais estejam inflamados. Outros sintomas incluem congestão nasal, diminuição da capacidade do olfato, coriza, febre, cansaço, garganta inflamada, tosse mais severa à noite e mau hálito. Além disso, pode haver a presença de um muco verde ou amarelo. Isso indicaria que a sinusite aguda poderá, em breve, se tornar uma sinusite bacteriana.

Sintomas de sinusites bacterianas

Quaisquer sintomas de sinusite aguda, que sejam muito mais graves que o normal, que piorem depois de 5 dias ou durem mais de 10 dias, são indícios de uma infecção bacteriana - isso significa que a condição agora é a sinusite bacteriana. Além disso, a presença de muco espesso verde ou amarelo é mais uma indicação de que pode haver uma infecção bacteriana. É possível que os sintomas não sejam causados ​​por bactérias e que a condição seja, na verdade, sinusite crônica ou, raramente, sinusite fúngica.

Sintomas de sinusite crônica

Segundo a Mayo Clinic, a sinusite crônica pode ser causada por uma infecção ou de uma obstrução física nas cavidades nasais, como desvio de septo ou pólipos nasais (pequenos tumores nos seios faciais). Ela pode durar vários meses. Além disso, pode ir embora e voltar repetidamente. A sinusite crônica pode se transformar em sinusite bacteriana, sendo assim, os sintomas devem ser observados.

Treatment

Os remédios caseiros incluem compressas quentes, soluções nasais, umidificadores e analgésicos. As soluções nasais salinas são preferíveis porque as sem receita podem piorar os sintomas se usadas ​​com muita freqüência. Recomenda-se que as pessoas procurem um médico se os sintomas não melhorarem dentro de alguns dias, se houver febre de mais de 38 ºC, ou se a sinusite for recorrente. Se houver sinais de uma infecção grave, consulte um médico imediatamente. Aos pacientes com sinusite bacteriana, provavelmente serão prescritos antibióticos para combater a infecção.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível