Saúde

Sintomas da sinusite crônica: problemas de equilíbrio e visão

Escrito por diane makar murphy | Traduzido por fabiana silva

Se não tratada, a sinusite crônica pode levar a complicações graves. A infecção pode se espalhar dos seios nasais para o ouvido interno e causar labirintite ou a doença de Meniere, causando problemas de equilíbrio. Em casos raros, a infecção pode se espalhar para as áreas adjacentes e prejudicar a visão ou até mesmo causar cegueira.

Definição

A sinusite é geralmente causada por uma infecção ou alergia. Quando o inchaço dos seios persiste ou ocorre repetidas vezes, os médicos consideram a condição como crônica. Essa inflamação pode ser causada por uma obstrução das fossas nasais como resultado de alergias, pólipos, tumores ou por um desvio de septo. A sinusite crônica pode ser causada por um abscesso de um dente infeccionado ou até mesmo por uma infecção fúngica.

Sintomas

A sinusite é a inflamação de qualquer membrana sinusal, que são as estruturas que formam os espaços cheios de ar atrás da testa, olhos e bochechas. Os sintomas comuns incluem a formação de muco espesso, na cor amarela ou verde, e nariz entupido. Com menor frequência, podem ocorrer dor de garganta, mau hálito, cansaço e alteração no olfato. É possível que o paciente apresente febre, gotejamento pós-nasal, pressão no ouvido ou dor de dente, entretanto, a dor de cabeça é o sintoma mais comum. O tratamento é essencial, já que problemas de visão e de equilíbrio podem ser causados por uma sinusite crônica não tratada.

Problemas de equilíbrio

Duas condições que causam tonturas podem resultar da sinusite não tratada. Se a inflamação dos seios nasais causar uma infecção no ouvido, pode haver o desenvolvimento de labirintite, que ocorre quando partes do ouvido interno ficam inchadas e irritadas, ou da doença de Meniere. De acordo com MedlinePlus of the National Institutes of Health (site da Biblioteca Nacional de Medicina do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos), as pessoas com labirintite sentem tonturas e perda de equilíbrio, principalmente depois de mudar de posições. A doença de Meniere, que também envolve o ouvido interno, afeta a audição e o equilíbrio e, em alguns casos, causa um zumbido nos ouvidos.

Problemas de visão

A sinusite crônica não tratada também pode levar a outra complicação grave que afeta a visão. Segundo o site MedlinePlus, o paciente pode desenvolver um abscesso nos seios nasais e, em, casos raros, uma infecção no cérebro que pode se espalhar para a região ao redor dos olhos e causar danos à visão ou até mesmo a cegueira.

Tratamento

Os médicos tratam a sinusite crônica de várias maneiras. Para os casos fúngicos, o tratamento é realizado usando medicamentos anti-fúngicos, cirurgia e anti-inflamatórios. O uso prolongado de antibióticos orais, injetados ou de spray nasal de esteroides para reduzir a inflamação é indicado para tratar a forma bacteriana da doença. O tratamento também pode incluir analgésicos, descongestionantes ou outros medicamentos que aliviam os sintomas. Às vezes, a cirurgia é indicada para drenar e limpar o nariz, reparar um desvio de septo ou remover uma obstrução. Devido à possibilidade de complicações graves, um médico sempre deverá ser consultado nos casos de sinusite crônica.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media