×
Loading ...

Sintomas do tétano em ovelhas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A criação de ovelhas é uma importante atividade agrícola em todo o mundo. Desde 2007, a China cria mais ovelhas do que Austrália, Índia, Irã, Sudão, Nova Zelândia e Estados Unidos, de acordo com Sheep101.info. Ovelhas fornecem carne, lã e leite. Os animais são submetidos a métodos de criação, como o corte da cauda, castração, corte e vacinação. Essas operações causam feridas que podem permitir a entrada de tétano. Além disso, eles podem ferir-se ou ser atacados por predadores. Condições insalubres durante o parto também introduzem o perigo da infecção tetânica.

As ovelhas contraem tétano através de feridas contaminadas com terra (sheep image by TA Craft Photography from Fotolia.com)

Rigidez

O primeiro sintoma do tétano é a rigidez, o que leva à dificuldade para andar ou se mover. Os sintomas ocorrem a partir de quatro dias a três semanas ou mais após a bactéria ter entrado no corpo. A rigidez é devido a uma toxina produzida durante o crescimento e a divisão da bactéria que habita o solo, o Clostridium tetani. À medida que as bactérias se multiplicam dentro da ferida, liberam uma neurotoxina potente, chamada tetanoespamina, que se desloca ao longo dos nervos do animal para o sistema nervoso central. Lá a toxina interfere na transmissão de impulsos nervosos aos músculos. Ela bloqueia a liberação de neurotransmissores entre as terminações nervosas, o que torna impossível de um sinal, uma vez dado, ser desligado. A rigidez vista é uma indicação de que alguns músculos estão se contraindo constantemente e tornando-se rígidos. As ovelhas também podem ficar mais agitadas e apresentar espasmos musculares.

Loading...

Mandíbula rígida

Os sintomas tardios incluem a mandíbula rígida, o que dá ao tétano seu nome, de modo que as ovelhas não conseguem abrir suas bocas. Nesse ponto, o animal não pode comer e as contrações musculares estão se pronunciando devido ao aumento da produção de toxina tetânica no organismo. É agora evidente que o animal tem tétano. A toxina irreversivelmente danifica os nervos.

Pernas distendidas e rígidas e convulsões

Conforme os espasmos aumentam, a ovelha não consegue ficar em pé. Suas pernas se estendem rigidamente de seus corpos e a cabeça vai para frente e para trás. Além dos espasmos, convulsões podem ocorrer. A morte ocorre finalmente.

A vacina dada a ovelhas antes do parto ajuda a prevenir o tétano (Soay lamb born Easter Day; cord has broken, lamb sits up image by SheepySusie from Fotolia.com)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...