Cães e oxiúros

As tênias, não os oxiúros, podem viver nos intestinos de um cachorro

dog image by Michal Tudek from Fotolia.com

Os oxiúros são frequentemente confundidos com as tênias. Eles vivem nos intestinos humanos, principalmente em crianças e não afetam os cães. No entanto, tanto cachorros quanto crianças podem ser afetados pelas tênias, que são transmitidas aos humanos e animais através de pulgas e são facilmente tratadas.

Oxiúros

De acordo com a Academia Americana de Médicos Familiares, os oxiúros são comuns em crianças, altamente contagiosos e facilmente transmitidos a outras crianças. Os sintomas incluem coceira frequente na região anal, inquietação e incapacidade de dormir à noite. A coceira é causada pela fêmea do oxiúro saindo do ânus à noite para colocar os ovos. Os vermes podem ser vistos no ânus da criança durante a noite ou em suas fezes. Eles são brancos e medem menos de 1,3 cm de comprimento.

Transmissão

Os oxiúros são transmitidos a outras pessoas quando a criança se coça e os ovos ficam embaixo de suas unhas. Quando elas tocam os dedos de outra criança, que acaba levando-os à boca, os vermes são transmitidos a um novo hospedeiro. Os oxiúros são facilmente tratados com um medicamento chamado mebendazol. Lavar as mãos com frequência é a melhor forma de preveni-los, principalmente após usar o banheiro e antes das refeições.

Tênias

As tênias vivem nos intestinos dos cães. Existem muitos tipos delas, mas o mais comum é transmitido quando um cachorro engole uma pulga contendo os seus ovos, segundo o 2010 Dog Health Guide. O animal pode acabar engolindo a pulga quando a morde em resposta à coceira causada por ela.

Sintomas

As tênias não são nocivas aos cães, mas podem ser desconfortáveis. Um cachorro que desliza com o ânus contra o chão, por exemplo, pode fazê-lo em resposta às tênias. Elas se prendem ao intestino delgado do animal e podem crescer de 20 a 60 cm. É possível diagnosticar a presença delas ao se examinar as fezes do cão. Os pequenos segmentos dos vermes, semelhantes a arroz ou sementes de pepino, são visíveis a olho nu. Tratar o cachorro com praziquantel dissolve esses vermes no intestino.

Tênias em humanos

As crianças também podem ser infectadas pelas tênias se engolirem pulgas. Isso pode acontecer quando elas estão brincando com um cachorro ou em uma caixa de areia. Algumas crianças com tênias não apresentam sintomas, outras sentem coceira na região anal. O remédio niclosamida pode tratá-las. As tênias só são transmitidas através de pulgas, não de humano para humano, segundo o The Dog Health Guide.

eHow Brasil
×