Saúde

Sintomas da tuberculose hepática

Escrito por marcia frost Google | Traduzido por andressa ferrari arevalo
Sintomas da tuberculose hepática

Os principais sintomas da tuberculose hepática são dor abdominal, perda de peso, coloração amarelada da pele e/ou olhos e febre

Model of a body of the person image by Kitti from Fotolia.com

A tuberculose é uma doença em que as lesões tuberculomatosas (ou tuberculares) ocorrem dentro do corpo. É altamente contagiosa uma vez que os micróbios dessas lesões são transmitidos através do ar, mesmo por aqueles que não apresentam sintomas. A tuberculose normalmente se manifesta nos pulmões, entretanto, numa porcentagem muito pequena de pacientes, ela pode apresentar-se como hepática (envolvendo o fígado). Os sintomas da tuberculose hepática são muito diferentes da tosse e dificuldade respiratória que ocorrem na tuberculose pulmonar.

Outras pessoas estão lendo

Gastrointestinal

Dor abdominal e sensibilidade no exame físico são muito comuns na tuberculose hepática. A dor pode causar perda de apetite e, possivelmente, náuseas. Uma perda de peso significativa, ou até mesmo anorexia, podem ocorrer devido aos problemas de estômago que há na tuberculose hepática.

Aparência

A icterícia ou amarelamento, é um sintoma comum quando há problemas no fígado. Essa alteração de cor pode aparecer na pele ou nos olhos. Pode ocorrer também uma cor amarela mais intensa na sua urina. A cor das fezes pode assumir um tom mais claro e se tornar mais cor de barro.

Outros sintomas

A febre é frequentemente o primeiro sintoma de tuberculose hepática, e pode continuar a longo prazo até que a doença seja tratada. A fadiga não é incomum nesse caso já que a doença pode causar anemia.

Considerações

A tuberculose hepática pode ocorrer com ou sem a tuberculose pulmonar. É difícil de diagnosticar apenas através do exame físico. Embora o exame de sangue possa mostrar alterações nas funções do fígado, os exames radiológicos - ultra-som, tomografia, CPRM, tomografia computadorizada - são necessários para o diagnóstico da tuberculose hepática. Às vezes, uma cirurgia exploratória será necessária para dar o diagnóstico definitivo se as lesões tuberculares não se mostrarem na radiologia.

Aviso

Os sintomas de tuberculose hepática são semelhantes ao de muitas outras doenças do fígado, incluindo hepatite e tumor de Klatskin. A tuberculose hepática é muito rara, mas tudo o que envolve danos ao fígado é grave e requer tratamento. Consulte um profissional da saúde se você achar que tem algum dos sintomas da tuberculose hepática que também estão relacionados à insuficiência hepática.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media