Sintomas da vesícula biliar inflamada

Escrito por constance barker | Traduzido por antônio melo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sintomas da vesícula biliar inflamada
Uma dieta equilibrada ajuda a evitar uma inflamação na vesícula biliar (Eising/Digital Vision/Getty Images)

A vesícula biliar inflamada, também chamada colecistite, normalmente ocorre quando você desenvolve cálculos biliares. Os cálculos biliares são pequenos depósitos químicos endurecidos que se formam no interior da vesícula biliar. Essas pedras bloqueiam os dutos biliares da vesícula biliar e causam a inflamação.

Outras pessoas estão lendo

Causas

Os cálculos biliares são a razão mais comum para uma vesícula biliar inflamada. Outras causas incluem bloqueios de vias biliares por câncer ou estreitamento dos dutos biliares causados por cicatrizes devido a cirurgia ou infecção.

Sintomas

Os sintomas de uma inflamação da vesícula biliar incluem perda de peso, fadiga, dor abdominal do lado direito sob a caixa torácica, amarelamento da pele ou do branco dos olhos indicando icterícia, urina marrom e fezes gordurosas. Febre, calafrios, náuseas e vômitos podem também ser vivenciados.

Os sintomas de inflamação da vesícula biliar podem ser súbitos e graves, ou podem ser leves e de retorno. Os sintomas dependem do bloqueio dos canais biliares e do tamanho dos cálculos biliares.

Diagnóstico

Exames de sangue serão avaliados para verificar se há um aumento na contagem de células brancas do sangue, indicando infecção. A tomografia computadorizada ou ressonância magnética criará imagens da vesícula biliar e revelará inflamação ou formação de cálculos biliares. O procedimento de endoscopia permite ao médico inserir um tubo fino e flexível em sua garganta, passando do estômago para a abertura onde a bile esvazia em seu estômago. Um corante pode ser injetado para mostrar a obstrução biliar nas radiografias. Uma amostra de tecido de uma biópsia pode ser obtida durante este procedimento.

Tratamento

A remoção cirúrgica da vesícula biliar é a forma mais comum de tratamento para a inflamação da vesícula biliar. A cirurgia é chamada de colecistectomia, e após a remoção, o seu bílis fluirá a partir do seu fígado diretamente para o intestino delgado. Alguns medicamentos estão disponíveis para dissolver cálculos biliares, mas podem levar meses ou anos para que o tratamento seja bem sucedido. Por esta razão, a maioria das pessoas optará pela remoção cirúrgica.

Prevenção/solução

A inflamação causada por cálculos biliares pode ser evitada observando o seu peso, comendo refeições baixas em gordura e mantendo o colesterol sob controle. Comer uma dieta rica em fibra pode impedir a formação de cálculos biliares. Os suplementos de vitamina, tais como C, E e cálcio, podem reduzir o risco de cálculos biliares. Exercite-se por pelo menos 30 minutos durante quatro dias por semana, pois a inatividade pode levar a cálculos biliares. Mantenha as refeições em horários regulares, e se estiver tentando perder peso, faça-o lentamente para evitar cálculos biliares.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível