×
Loading ...

Sintomas do vitiligo

Vitiligo, doença que acomete cerca 1% da população mundial, é a mais comum forma de despigmentação da pele e, embora seja temida por seus efeitos estéticos, não acarreta complicações graves. Suas causas não são inteiramente conhecidas, mas os médicos suspeitam que a doença seja consequência de um problema autoimune ou de exposição a elementos tóxicos para a pele. A evolução dos sintomas é imprevisível e, em alguns casos, ocorre até mesmo reversão completa. De qualquer modo, vitiligo pode ser tratado com uso de cremes tópicos e exposição ao sol. Para saber se é hora de consultar o médico, confira abaixo os principais sintomas do vitiligo.

Vitiligo pode ser tratado com a aplicação de cremes nos locais das manchas (Thomas Northcut/Digital Vision/Getty Images)

Manchas na pele

O principal sintoma do vitiligo é o aparecimento de manchas brancas na pele. Elas podem aparecer em grande número ao mesmo tempo ou aos poucos e normalmente surgem nas áreas mais expostas ao sol, como os lábios, o rosto, os braços e as mãos.

Loading...

Cabelos brancos

Outro sintoma do vitiligo é o embranquecimento prematuro (anterior aos 35 anos) dos cabelos, tanto os da cabeça quanto os do resto do corpo, como barba, sobrancelha, cílios e virilha.

Perda de cor

Também costuma ocorrer, no vitiligo, perda de cor nas membranas mucosas (a parte de dentro da boca e do nariz) e em volta do antebraço, das genitais e do reto. Além disso, pode ocorrer mudança de cor da retina.

Progressão dos sintomas

A progressão dos sintomas depende do tipo de vitiligo. No segmentar, apenas uma parte do corpo é afetada; as manchas aumentam rapidamente e depois param. No não segmentar, que inclui 80% a 90% dos casos, as manchas podem se espalhar por todo o corpo e a progressão é imprevisível.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...