Sistema de aquecimento solar artesanal para aquecer a casa

Escrito por alberto nolan | Traduzido por daniel tamayo
Sistema de aquecimento solar artesanal para aquecer a casa
Ferramenta para construir aquecedor solar (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Aquecer sua casa com energia solar pode ser feito de forma eficaz com o uso de aquecedores solares montados na janela. Esses aquecedores funcionam pelo princípio do termo-sifão, um fenômeno causado pela ascensão do ar quente através de um sistema, fazendo com que mais ar frio penetre conforme o ar quente sai. Esses aquecedores podem ser construídos em casa com um conhecimento mínimo de carpintaria.

Materais

Os materiais necessários para construir o aquecedor solar estão prontamente disponíveis na loja de materiais local. O único tipo mais especializado de material necessário é um isolante térmico. Você precisará de uma tábua de 2,5 por 120 por 240 cm e uma de 2 por 120 por 240 cm. Os outros materiais são simples, e pode ser que você já os tenha. Você precisará de alguns compensados para construir a câmara do aquecedor, alguns espaçadores de madeira que podem ser feitos de madeira descartada, calafetagem de silicone, adesivo resistente ao calor, uma lâmina de vidro cortada no tamanho da câmara, fita adesiva de alumínio e uma tinta preta em spray.

Construção

Cada aquecedor varia bastante dependendo do tamanho da janela em que será colocado e o ângulo sob o qual receberá mais luz do sol, mas o projeto é o mesmo. A câmara deve ser construída de forma a se prender à janela em ângulo. Isso dará uma aparência de escorregador de parquinho, conforme ele fica inclinado na janela. A face de cima deve ficar aberta, pois será coberta pelo vidro. Após a câmara ter sido construída, aplique a tinta preta na parte de dentro e cubra a parte externa com fita alumínio. Quando a tinta estiver seca, sele todas as rachaduras com calafetagem de silicone e cubra a parte de dentro com o material isolante de 2 cm.

Com a câmara construída, você pode construir a divisória que irá separar a câmara em duas partições verticais iguais. Corte espaçadores de madeira de forma que fiquem 5 cm menores que a metade da altura da caixa. Usando o espaçador para levantá-la, instale a peça de material isolante de 2,5 cm (com a parte forrada para cima) como um divisor vertical. O divisor deve ficar rente às laterais da câmara e 10 cm mais curto que a base ao ser instalado. Sele as bordas do divisor com calafetagem.

Usando madeira descartada ou o material isolante, construa duas ventilações na parte de cima da câmara para dentro do cômodo. Uma deve se abrir na partição do topo e ir diretamente para a sala, de forma que o ar quente da câmara vá para o cômodo conforme é aquecido. A segunda deve ficar abaixo da ventilação de ar quente e deve ser construída de modo que se abra para baixo e flua para a partição de baixo da câmara. Essa ventilação irá sugar o ar frio da sala para ser aquecido no coletor através do termo-sifão. Cubra a parte de cima da câmara com o vidro e sele as bordas. Feche a janela sobre as ventilações e use uma fita isolante adequada para selar as bordas. Fixe a câmara em um apoio do lado de fora para mantê-la no ângulo correto, e aproveite seu aquecedor solar passivo e gratuito.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível