Mais
×

Como o sistema cardiovascular ajuda a manter a homeostase

Atualizado em 17 abril, 2017

A homeostase se refere à habilidade do corpo de manter as condições internas relativamente estáveis - até mesmo quando ele está sujeito a mudanças externas. A temperatura corporal, volume de sangue e a frequência cardíaca são apenas alguns exemplos das centenas de características que o corpo regula para manter o equilíbrio homeostático. Esse equilíbrio interno é tão importante que praticamente todas as doenças podem ser ligadas a um desequilíbrio homeostático.

O sistema cardiovascular ajuda a manter a homeostase de várias maneiras (Heartbeat image by JASON WINTER from Fotolia.com)

Importância

Todos os sistemas no corpo contribuem para a homeostase, mas o sistema cardiovascular - o coração e os vasos sanguíneos - é especialmente importante. O coração bombeia sangue para o resto dos órgãos, entregando a eles o oxigênio e todos os nutrientes necessários. Sem o sistema cardiovascular, nenhum dos outros sistemas corporais funcionariam.

O sistema cardiovascular e o sistema nervoso

O sistema cardiovascular ajuda a manter a homeostase suprindo constantemente o sistema nervoso - o cérebro e a coluna espinhal - com oxigênio e glicose. As células cerebrais constituem o centro de controle de todos os processos homeostáticos corporais e elas começam a morrer após um minuto apenas sem oxigênio. Se o sistema cardiovascular falhar no suprimento desse gás, o corpo não é capaz de manter a homeostase.

O sistema cardiovascular e o sistema muscular

O sistema muscular precisa de grandes quantidades de oxigênio entregue pelo sistema cardiovascular. Cãibras e travamentos acontecem quando a musculatura não recebe a quantidade adequada desse gás. Portanto, se o sistema cardiovascular não conseguir bombear suficientemente sangue rico em oxigênio, os músculos não conseguem se mover.

Músculos ativos precisam de grandes quantidades de oxigênio (soccer dribbling image by Sirena Designs from Fotolia.com)

O sistema cardiovascular e os rins

O sistema cardiovascular e os rins trabalham juntos para manter o volume do sangue e sua composição. O sistema cardiovascular fornece a pressão arterial que os rins precisam para filtrar resíduos que serão eliminados pelo corpo.

O sistema cardiovascular e a pele

O sistema cardiovascular e a pele ajudam a manter a homeostase ao regularem a temperatura corporal. Quando o corpo superaquece, os vasos sanguíneos que irrigam a pele se dilatam. Assim, o sangue aquecido é levado aos capilares superficiais presentes na pele e o calor é irradiado para o meio externo, resfriando o corpo. Quando a temperatura corporal abaixa muito, os capillares da derme se contraem, o que evita a migração do sangue quente para a superfície da pele. Nessa situação, o coração passa a bombear sangue extra para órgãos vitais mais profundos.

Considerações

O desequilíbrio homeostático do sistema cardiovascular causa muitas doenças comuns e perigosas. São exemplos delas a hipertensão crônica, aterosclerose e falência cardíaca congestiva.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article