Como o sistema cardiovascular ajuda a manter a homeostase

Escrito por ally laconi | Traduzido por kelly isayama
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como o sistema cardiovascular ajuda a manter a homeostase
O sistema cardiovascular ajuda a manter a homeostase de várias maneiras (Heartbeat image by JASON WINTER from Fotolia.com)

A homeostase se refere à habilidade do corpo de manter as condições internas relativamente estáveis - até mesmo quando ele está sujeito a mudanças externas. A temperatura corporal, volume de sangue e a frequência cardíaca são apenas alguns exemplos das centenas de características que o corpo regula para manter o equilíbrio homeostático. Esse equilíbrio interno é tão importante que praticamente todas as doenças podem ser ligadas a um desequilíbrio homeostático.

Outras pessoas estão lendo

Importância

Todos os sistemas no corpo contribuem para a homeostase, mas o sistema cardiovascular - o coração e os vasos sanguíneos - é especialmente importante. O coração bombeia sangue para o resto dos órgãos, entregando a eles o oxigênio e todos os nutrientes necessários. Sem o sistema cardiovascular, nenhum dos outros sistemas corporais funcionariam.

O sistema cardiovascular e o sistema nervoso

O sistema cardiovascular ajuda a manter a homeostase suprindo constantemente o sistema nervoso - o cérebro e a coluna espinhal - com oxigênio e glicose. As células cerebrais constituem o centro de controle de todos os processos homeostáticos corporais e elas começam a morrer após um minuto apenas sem oxigênio. Se o sistema cardiovascular falhar no suprimento desse gás, o corpo não é capaz de manter a homeostase.

O sistema cardiovascular e o sistema muscular

O sistema muscular precisa de grandes quantidades de oxigênio entregue pelo sistema cardiovascular. Cãibras e travamentos acontecem quando a musculatura não recebe a quantidade adequada desse gás. Portanto, se o sistema cardiovascular não conseguir bombear suficientemente sangue rico em oxigênio, os músculos não conseguem se mover.

Como o sistema cardiovascular ajuda a manter a homeostase
Músculos ativos precisam de grandes quantidades de oxigênio (soccer dribbling image by Sirena Designs from Fotolia.com)

O sistema cardiovascular e os rins

O sistema cardiovascular e os rins trabalham juntos para manter o volume do sangue e sua composição. O sistema cardiovascular fornece a pressão arterial que os rins precisam para filtrar resíduos que serão eliminados pelo corpo.

O sistema cardiovascular e a pele

O sistema cardiovascular e a pele ajudam a manter a homeostase ao regularem a temperatura corporal. Quando o corpo superaquece, os vasos sanguíneos que irrigam a pele se dilatam. Assim, o sangue aquecido é levado aos capilares superficiais presentes na pele e o calor é irradiado para o meio externo, resfriando o corpo. Quando a temperatura corporal abaixa muito, os capillares da derme se contraem, o que evita a migração do sangue quente para a superfície da pele. Nessa situação, o coração passa a bombear sangue extra para órgãos vitais mais profundos.

Considerações

O desequilíbrio homeostático do sistema cardiovascular causa muitas doenças comuns e perigosas. São exemplos delas a hipertensão crônica, aterosclerose e falência cardíaca congestiva.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível