×
Loading ...

Como fazer um sistema caseiro de filtragem de vinho

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os fabricantes caseiros de vinho às vezes escolhem filtrar a bebida em vez de permitir que ela clareie naturalmente. A clarificação natural envolve permitir que os sólidos que causam a turbidez se depositem no fundo. O processo de filtragem faz a mesma coisa. Filtros comerciais estão disponíveis, mas é possível construir um sistema caseiro de filtragem de vinho.

O vinho caseiro pode ser filtrado para melhorar a limpidez e a cor (white wine and red wine image by jimcox40 from Fotolia.com)

Filtrando o vinho

Muitos fabricantes caseiros de vinho encaram a filtragem como algo a ser tentado depois que todos os outros métodos de clarificação tenham falhado. Geralmente, o envelhecimento lento, que exige uma grande dose de paciência, é o método preferido para limpar a turbidez do vinho. Se a filtragem tornar-se necessária, deverá ser feita com cautela.

O vinho deve ser retirado do tanque de fermentação, que consiste geralmente de um garrafão de vidro, usando-se um sifão, a fim de evitar a entrada de ar no líquido durante o transvazamento. Coloque o tubo perto do fundo do recipiente receptor para evitar o borrifo de vinho e a criação de mais possibilidades para a entrada de ar.

Os filtros disponíveis para um sistema caseiro de filtragem podem variar. Alguns fabricantes empregam um filtro de água. O tanque principal é colocado sobre um banco com o tubo do sifão ligado ao filtro de água montado abaixo. Um tubo percorre a saída do filtro até o segundo tanque. Uma bomba de grau alimentício pequena poderá ser utilizada, ou um sifão poderá ser criado ao aplicar sucção ao tubo de saída. O sistema de sifão será lento e exigirá muita paciência. Escolha uma bomba que não permita a entrada de ar no vinho durante o bombeamento.

Você pode criar um sistema semelhante usando fibras para filtragem de vinho que estejam disponíveis comercialmente. O tubo do recipiente principal transporta o vinho para o compartimento da fibra, enquanto os tubos de saída levam o vinho para o recipiente receptor.

Enquanto o processo de filtragem remove os sólidos que podem obscurecer o vinho, o ato de emprateleirar o vinho e de remover o líquido acima do sedimento no fundo para outro recipiente, também ajudam a limpar a bebida.

Loading...
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...