Mais
×

Como fazer um sistema de irrigação por gotejamento

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O sistema de irrigação por gotejamento funciona muito bem em hortas e jardins, onde árvores jovens e frutíferas crescem. Um sistema de irrigação pode ser facilmente instalado em uma tarde. À medida que as árvores crescem você terá de modificar o sistema para se adequar as necessidades de água da planta. Com um sistema de irrigação por gotejamento você pode ligar e desligar o sistema de acordo com as necessidades da planta, sem ter que regá-las manualmente. Esse tipo de sistema goteja diretamente nas raízes das plantas, tornando a irrigação mais eficiente.

Instruções

O sistema de irrigação por gotejamento funciona muito bem em hortas e jardins, onde árvores jovens e frutíferas crescem (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Estime o tamanho das suas árvores, pois isso irá determinar a taxa de uso da irrigação. De acordo com os horticultores da Universidade Estadual do Colorado, uma árvore com cerca de 1,5 m precisa de gotejadores de quatro litros, e depois que essa árvore alcançar 4,5 m, ela precisará de um gotejador de 15 litros.

  2. Compre os gotejadores necessários de uma loja especializada. Na embalagem dos gotejadores será informado o fluxo em litros por hora, de modo que você poderá escolher o gotejador correto.

  3. Planeje o sistema de irrigação, onde ficará a tubulação e quais plantas irão compartilhar das linhas de irrigação. Você pode esconder a tubulação sob uma fina camada de húmus ou folhas, mas não enterrá-la.

  4. Conecte a tubulação a uma torneira externa, assim como encaixaria uma mangueira de jardim. Passe a tubulação pelas árvores como planejado. Não coloque a linha de irrigação diretamente na base das árvores; ao invés disso coloque-a a 30 cm de distância. Não coloque as estacas ainda, reveja o sistema de gotejamento e verifique se está tudo como planejado.

  5. Prenda a tubulação ao solo usando estacas de metal. Cubra qualquer parte da tubulação que não possua gotejadores.

  6. Use um estilete para furar a tubulação e acoplar os gotejadores. Alguns kits de irrigação possuem ferramentas próprias para fazer esse tipo de furo; caso o seu kit tenha uma ferramenta dessas, use-a.

  7. Instale os gotejadores e teste o sistema para garantir que ele está funcionando perfeitamente.

Dicas

  • De acordo com o manual de irrigação da Universidade do Colorado, gotejadores devem ser instalados a 30 cm de distância da base das árvores, para árvores com 3,5 m ou menos de altura. Árvores maiores necessitam de que a irrigação seja posicionada a 60 cm de distância do tronco da árvore.
  • Caso tenha algum furo acidental na tubulação, encaixe um gotejador nele.

O que você precisa

  • Tubulação para irrigamento por gotejamento
  • Pequenas estacas para jardim
  • Estilete
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article