Sistema de raízes de árvores de carvalho

Escrito por sophia sola | Traduzido por ronaldo moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sistema de raízes de árvores de carvalho
As raízes do carvalho são uma parte impressionante da árvore (tree roots in the night image by Daria Miroshnikova from Fotolia.com)

As árvores de carvalho têm um sistema de raiz de grande volume, por vezes ainda maior do que a parte de ramificações da árvore, que serve para estabilizar e alimentar a árvore. No entanto, as raízes podem ser facilmente danificadas ou sufocadas. Se você aprender a respeito do sistema da raiz de sua árvore de carvalho, poderá garantir que a raiz do carvalho permanecerá saudável e que sua árvore terá uma vida longa e será capaz de sobreviver à seca.

Outras pessoas estão lendo

Forma

O sistema de raiz de um carvalho começa com uma longa e profunda raiz principal que penetra o solo e absorve água e nutrientes, conforme desenvolve suas outras raízes. Os carvalhos são conhecidos por suas grandes raízes, que podem tirar água de profundidade sob a terra, tornando-os mais resistentes à seca. Um carvalho estabelecido possui raízes grossas, laterais à sua raiz principal, tendo cerca de 1,5 m de profundidade e trabalhando também para estabilizar a árvore. Das raízes laterais pequenas, crescem raízes fibrosas que fazem a maior parte do trabalho na absorção da água e dos nutrientes do solo.

Finalidade

A finalidade do sistema de raiz é absorver nutrientes e água do solo. As raízes do carvalho podem tirar mais de 180 l de água por dia para a árvore, alguns dos quais se evaporarão através de suas folhas como um processo de resfriamento semelhante à transpiração em seres humanos. O sistema radicular também estabiliza a árvore — raízes danificadas podem resultar na queda da árvore.

Saúde da raiz

O sistema de raiz de uma árvore pode ser danificado e traumatizado se a terra acima dele for fortemente traficada, desenterrada, derramada sobre concreto ou degradada com outras atividades de alto impacto. Um monte de solo colocado no topo das raízes — mais de 10 cm a 15 cm — as sufocará. No entanto, uma camada de palha leve melhora a saúde do sistema da raiz de em uma árvore ao ventilar o solo ao seu redor e fornecendo às raízes nutrientes extras para a distribuição em toda a árvore.

Raízes e minhocas

As minhocas podem fazer toca para o calor entre as raízes mais rasas de uma árvore nos meses de inverno, de 2 a 10 cm abaixo da superfície. Elas criam túneis que permitem às raízes do carvalho sondar melhor o solo na primavera.

Raízes danificadas

Raízes danificadas próximas às quais tubulações de vapor foram enterradas podem acabar resultando na morte de alguns ramos de árvore, descoloração das folhas ou inclinação. As raízes geralmente se recuperam se menos de ¼ delas tiverem sido afetadas.

Alcance das raízes do carvalho

As raízes de um carvalho são espalhadas sob o chão debaixo do gotejamento (linha a onde terminam os ramos) da árvore, também se expandindo cerca de 1/3 além da linha de gotejamento. No entanto, a zona de produção de raiz, a parte mais importante do sistema que a protege de danos, é de apenas sobre metade da distância da linha de gotejamento do tronco. Enquanto isso, a área apenas em torno da linha de gotejamento absorve mais nutrientes e água e, por isso, flores não devem ser plantadas nessa área.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível