×
Loading ...

Como usar um sistema de recompensa de fichas com crianças

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um sistema de recompensa de fichas é uma forma fácil de reforço positivo que pode ajudar a melhorar o comportamento do seu filho. As crianças podem ganhar fichas por bom comportamento e gastá-las em recompensas.

Instruções

Um sistema de recompensa por fichas pode reforçar comportamentos positivos (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  1. Decida o que usará como fichas. Você pode fazer as suas próprias, usar modelos prontos ou de outro tipo. Se tiver várias crianças, use fichas de cores diferentes para cada criança.

    Loading...
  2. Forneça um recipiente de fichas para cada criança. Pode ser usado uma caixa, frasco ou outro recipiente para guardá-las. Deixe que cada criança decore sua caixa para criar um toque personalizado.

  3. Determine os comportamentos alvo que uma criança tem que demonstrar para ganhar uma ficha. Por exemplo, ela pode ganhar uma ficha por guardar os brinquedos sem ser solicitada.

  4. Crie uma lista de recompensas que podem ser "compradas" com as fichas. Elas podem incluir brinquedos pequenos, tempo extra de TV ou computador, um passeio até a sorveteria ou qualquer outra coisa que motive a criança. Ao lado de cada recompensa, escreva o número de fichas que vai custar. Mantenha a lista acessível para que as crianças possam ver facilmente as recompensas e seus custos associados.

  5. Decida como as fichas podem ser resgatadas. Vai deixar as crianças resgatá-las a qualquer momento? Elas só poderão resgatar as fichas em um determinado dia da semana?

  6. Explique a elas como funciona o sistema de fichas, como podem ganhá-las e gastá-las.

  7. Comece a usar o sistema de fichas. Certifique-se de informar ao seu filho porque ele ganhou cada ficha, e então reforce esse comportamento.

Loading...

Dicas

  • Mantenha as fichas fora do alcance das crianças para que não sejam tentadas a furtar as fichas extras.

O que você precisa

  • Fichas
  • Recipiente para fichas

Referências

Loading ...
Loading ...