O que é o sistema de transmissão em um carro

Escrito por sabah karimi | Traduzido por marcos paulo
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O que é o sistema de transmissão em um carro
O sistema de transmissão é um dos sistemas básicos de um carro (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

A transmissão de um carro é desenvolvida para enviar a força do motor para os pneus e controlar a quantidade do torque. Os carros precisam passar por diferentes marchas a fim de alcançar diferentes velocidades, e a transmissão faz com que essas trocas sejam possíveis.

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Significado

O sistema de transmissão de um carro é constituído por três componentes: o motor, a transmissão e as rodas. Isso inclui a embreagem, eixo de transmissão, juntas homocinéticas, diferencial, eixos e o cambio no carro. Cada carro é desenvolvido com um tipo especifico de sistema, que é caracterizado pelo modo em que o motor irá distribuir a força para o resto do carro.

Posicionamento

A posição do motor e a localização das rodas são dois elementos que afetam o desempenho do carro. O local do motor determina como o peso será distribuído e como a força será emitida para o resto do veiculo. A posição das rodas determina a força do torque gerado pelo motor, que inclusive afeta o quão rapidamente o carro pode acelerar. Os automóveis podem ter seu motor posicionado na frente, no meio ou na traseira.

Tipos

Existem sete tipos diferentes de padrões de transmissão, e cada um provê vários níveis de estabilidade e controle do veiculo. Eles incluem: motor dianteiro com tração nas rodas da frente (FF), motor dianteiro com tração nas rodas de trás (FR), motor central com tração nas rodas traseiras (MR), motor traseiro com tração nas rodas traseiras (RR), motor dianteiro com tração em todas as rodas (FA), motor central com a tração em todas as rodas (MA) e motor traseiro com a tração em todas as rodas (RA).

Características

Um carro com uma transmissão FF é mais comum em carros mais econômicos como o Honda Civic e o Mazda Protégé. Esses são geralmente muito eficientes e não requerem muita energia para se mover. A transmissão FR é mais utilizada em sedãs de luxo e carros esportivos moderadamente caros como os sedãs da BMW e os Mazda Miatas. Estes são desenhados com uma distribuição de peso regular, então precisam de mais força na traseira para acelerar rapidamente. A transmissão MR é encontrada em carros esportivos de alto nível e carros de Formula 1. Esses são os carros mais rápidos, pois existe mais peso próximo à traseira do carro. As transmissões RR também são encontradas nos esportivos de alto nível como o Porsche 911. Esses carros são muito poderosos por necessitarem de pouca força para acelerar a altas velocidades. As transmissões FA são encontradas em grandes caminhonetes e utilitários que percorrem terrenos difíceis. Nesses casos o peso é distribuído igualmente e alimenta todos os lados do carro para uma melhor aceleração. As transmissões MA são utilizadas em esportivos de alto nível como o Lamborguini Murciélago. Esses podem acelerar a velocidades muito altas com o mínimo de força, devido à capacidade de tração nas quatro rodas. As transmissões RA também são vistas em carros esporte, e a tração nas quatro rodas permite acelerações poderosas.

Considerações

Os problemas com o sistema de transmissão geralmente ocorrem no sistema de embreagem (nos carros manuais), no cabo do velocímetro, nos mecanismos de troca e no volante do motor. O volante é a base da embreagem, e quando desgastado, a embreagem pode escorregar frequentemente. A transmissão será severamente afetada por esse tipo de problema, e o carro pode ficar instável em altas velocidades. Caso haja um problema com a transmissão, o carro pode fazer um barulho como se estivesse arranhando ou ralando, quando em movimento. Isso pode também afetar o sistema de direção, dificultando a manobra do carro em baixas velocidades.

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