Como um sistema de tratamento de água em casa funciona

Escrito por jacquelyn jeanty | Traduzido por lucas benevides
Como um sistema de tratamento de água em casa funciona
A água consumida em casa pode necessitar de um tratamento extra (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Métodos de sistema de tratamento de água em casa

Apesar dos padrões estabelecidos pela Agência de Proteção Ambiental, o abastecimento de água na região pode não ser adequada para as necessidades de alguma família em particular. A presença de certos contaminantes, odores ou gostos desfavoráveis, ou algum membro da família com a saúde debilitada levaram muitas famílias a instalar um sistema de tratamento de água em suas casa. Estes sistemas são projetados para reduzir contaminantes nocivos como pesticidas, chumbo, nitratos e arsênico que podem ainda estar presentes na água. Muitos sistemas também incluem tratamentos de condicionamento que se concentram mais ainda em melhorar a aparência, cheiro e sabor da água. Há duas maneiras de abordar as suas necessidades de tratamento de água. Uma delas é a instalação de um sistema de ponto de entrada, que trata toda a água que entra em sua casa. Este tipo de abordagem é usada nos casos em que o abastecimento de água vem de um poço. O outro é um sistema de ponto de utilização, no qual o tratamento ocorre em torneiras individuais no interior da casa . Estas torneiras específicas são normalmente utilizadas apenas para beber e cozinhar .

Tipos de sistemas de tratamento de água em casa

Os tipos de sistemas de tratamento de água disponíveis incluem filtragem, oxidação, osmose inversa e destilação. Sistemas de filtragem variam de acordo com a maneira como eles são usados​, e o quão eficazes eles são na redução do nível de contaminantes na água. Normalmente, um dispositivo de filtragem é implementado em pontos de uso, no entanto, existem alguns sistemas que podem ser configurados para trabalharem no ponto de entrada. Tratamentos de oxidação são usados ​​para reduzir os altos níveis de ferro e manganês encontrados no abastecimento de água. Os tipos de agentes oxidantes utilizados incluem cloro e permanganato de potássio. Depois que um tratamento de oxidação é feito, algum tipo de processo de filtragem é necessário para bloquear os contaminantes coletados. Sistemas de osmose reversa fazem uso de pressão para forçar a água através de uma membrana que coleta metais e minerais. Sistemas de destilação são construídos para ferver a água, deixá-la evaporar e condensá-la em uma câmara separada. No processo os metais e os minerais são separados da água potável.

Saber qual deles usar

Como instalar um sistema de tratamento de água pode ser caro, saber quais os tipos de contaminantes ou problemas com os quais você está lidando pode ajudar a evitar gastos desnecessários. A melhor maneira de descobrir é saber quais tipos de contaminantes estão presentes, a fonte da contaminação, e o nível de contaminação no fornecimento. Aqueles que retiram água de poços de abastecimento terão de ter a água testada por qualquer laboratório de testes privado ou pelo departamento de saúde pública local. Para aqueles que usam água da rede pública, o relatório anual da qualidade da água publicado na sua cidade ou município irá listar o conteúdo de água, a fonte de quaisquer contaminantes, bem como os níveis de contaminação. Com o tempo, os encanamentos da casa podem começar a corroer, então possíveis contaminantes não listados no relatório, como chumbo ou cobre, podem estar presentes na água.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível