×
Loading ...

Sistemas irrigação para estufas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As plantas cultivadas em estufas são, obviamente, privadas da chuva que vem da atmosfera e, portanto, totalmente dependentes de sistemas irrigação a fim de manter a umidade. Ao conhecer todas as condições ideais requeridas pelas plantas de estufa e quais sistemas de rega e acessórios instalar, é possível descobrir melhores maneiras para controlar a umidade, desse modo, assegurando uma ótima saúde para as plantas.

Aprenda sobre os sistemas de irrigação para estufas (large greenhouse image by Adrian Hillman from Fotolia.com)

Sistema de irrigação por gotejamento

Os sistemas de irrigação por gotejamento têm muitas vantagens. Primeiro, eles são ótimos para conservação da água porque o fluxo de água é cronometrado e bem regulado. Segundo, eles podem levar a água diretamente para as plantas. O sistema de gotejamento é também muito simples de montar. Ele consiste em pequenos tubos que se ramificam a partir de uma tubulação de PVC. Cada um, através de seus bicos individuais, fornece água para cada planta ou recipiente. Todo o sistema pode ser ligado a sensores e temporizadores para automatização. Muitas pessoas preferem o sistema de gotejamento em virtude de sua capacidade de conservar a água e fornecê-la diretamente ao solo e raízes da planta. Isso impede o crescimento de ervas daninhas, mofo e perda de água. No entanto, a possibilidade de entupimento dos bicos e sistemas de gotejamento é uma desvantagem.

Loading...

Rega por manta

A rega por manta também é um bom sistema se as plantas da estufa consistem principalmente em vasos ou bandejas de propagação, uma vez que a água é simplesmente absorvida, evitando mexer nas pequenas mudas. Uma manta espessa é instalada sobre uma bancada com uma extremidade colocada em uma calha cheia de água. A ação capilar a manterá molhada. Vasos de plantas que têm grandes perfurações na parte inferior absorverão a água de uma forma similar. Uma desvantagem, no entanto, é que eventualmente algas podem obstruir essas mantas.

Nebulização

A nebulização é um sistema de rega eficiente para mudas. Um tubo que tem bicos finos é colocado acima de uma fileira de bandejas de mudas ou plantas. Este sistema mantém a planta úmida e ajuda a controlar a umidade, uma vez que a névoa fina tende a evaporar. A névoa também resfria a temperatura interior da estufa. Os sistemas de nebulização são ideais para epífitas e plantas tropicais.

Sistema de água corrente

Um sistema de água corrente é talvez o sistema de irrigação mais personalizável que existe. Uma técnica comum para isso é o uso de tubos de PVC e barris para coletar a água da chuva. Este é um sistema muito ecológico e reduz despesas também.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...