Como os sistemas pneumáticos funcionam

Escrito por matthew delman | Traduzido por thomas anderson
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Como os sistemas pneumáticos funcionam
Os sistemas pneumáticos possibilitam a realização de trabalhos que exigem grande impacto (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

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Visão geral

Qualquer um que tenha visto um operário de construção com uma britadeira no chão já viu um sistema pneumático funcionando. O sistema pneumático de operação da britadeira funciona porque o gás comprimido é usado para girar uma turbina ou cilindro, que por sua vez cria um movimento mecânico que o operário precisa para que a britadeira trabalhe. Há três partes principais de um sistema pneumático: reservatório, compressor e o cano que leva o gás pressurizado para o ponto de geração de energia.

O reservatório

O reservatório é usado para armazenar combustível para o compressor. O ar é usado, na maioria das vezes, em construções e em outros recursos onde as funções pneumáticas predominam, mas outros gases podem, também, serem utilizados. Saindo do reservatório, o combustível é bombeado para o compressor e, então, o reservatório recebe o gás "utilizado" de volta do compressor para ser reutilizado em um ciclo repetitivo.

O compressor

Um compressor é um pistão dentro de um cilindro. Quando ele recebe o gás do reservatório, o pistão aperta o combustível para comprimi-lo acima de 7 atm (quilogramas por metro quadrado) que foi calibrado, originalmente, no reservatório. Uma vez que o pistão comprime o gás suficientemente, uma via que leva ao sistema de condução é aberta e o combustível segue até o ponto de geração de energia.

Os canos

Os canos que saem do compressor para o ponto de geração de força são onde ocorre a maior perda de pressão, de acordo com S. R. Majumdar, autor de "Sistemas Pneumáticos: princípios e manutenção" (do original, em inglês, Pneumatic Systems: Principles and Maintenance), assim é obrigatório que os canos sejam equipados com válvulas para monitorar e regular a pressão, o fluxo e direção do gás.

Como ocorre o fluxo

O compressor recebe o ar do reservatório e o pressiona a 7 atm, até que a via que dá acesso aos canos se abra. O ar comprimido é empurrado através de uma válvula de resistência e passa para um segundo reservatório, onde o excesso é armazenado e a pressão liberada, enquanto que o ar suficiente para iniciar o movimento mecânico no fim do circuito se move ao longo dos canos.

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