Sistemas de refino usados para fazer barras de ouro

Escrito por timothy burns | Traduzido por raissa oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sistemas de refino usados para fazer barras de ouro
O ouro puro é refinado do minério de ouro (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

O refinamento do ouro é um processo que envolve a recuperação do ouro metálico a partir do minério de ouro, e sua conversão em ouro puro, livre de impurezas. Existem vários sistemas de refinação usados ​​para fazer barras de ouro. O processo eletrolítico, o tratamento químico, a fundição e a copelação são alguns dos métodos de refino mais comuns usados ​​na fabricação destas barras. Qualquer um destes métodos pode ser usado para fundir o ouro puro.

Outras pessoas estão lendo

Processo eletrolítico

O processo eletrolítico é para os consumidores finais, que precisam do ouro em sua forma mais pura. O ouro com pureza 0,995 é derretido e fundido em um eletrodo chamado ânodo. O ânodo é colocado em uma solução eletrolítica com cátodos, também feitos de ouro puro. Quando a corrente elétrica passa através dos eletrodos, vai do ânodo ao cátodo através da solução. Os ânodos se dissolvem neste processo e se depositam, livre de impurezas, sobre o cátodo. Embora seja um processo longo e lento, produz ouro de pureza 0,9999, que pode ser fundido e moldado em barras.

Tratamento químico

Refinar ouro utilizando produtos químicos é outro método comum. O ouro é tratado com ácido sulfúrico, ácido clorídrico ou nítrico. As substâncias químicas não reagem com ele, mas reagem com as impurezas. Os ácidos têm a capacidade de dissolver as impurezas do ouro. Quando o ouro puro é separado, é derretido e fundido em barras. Este processo garante um ouro com acabamento de alta qualidade.

Fundindo minério de ouro

O refino pode ser realizado de outra maneira, usando sílica, carbonato de sódio e bórax. Estes produtos químicos são misturados com o minério de ouro para fazer um precipitado seco, que é aquecido em um forno à alta temperatura. À medida que o minério derrete, o material que flutua sobre a parte superior da mistura contém as impurezas que foram retiradas dele. O ouro fundido tem maior densidade e, portanto, afunda. À medida que o minério esfria, os resíduo ficam na parte superior e o ouro puro pode ser removido. O pequeno aglomerado de ouro pode então ser colocado no forno, derretido e transferido para o molde de barras.

Copelação

O refino pode ser realizado de outra maneira, usando sílica, carbonato de sódio e bórax. Estes produtos químicos são misturados com o minério de ouro para fazer um precipitado seco, que é aquecido em um forno à alta temperatura. À medida que o minério derrete, o material que flutua sobre a parte superior da mistura contém as impurezas que foram retiradas dele. O ouro fundido tem maior densidade e, portanto, afunda. À medida que o minério esfria, os resíduos ficam na parte superior e o ouro puro pode ser removido. O pequeno aglomerado de ouro pode então ser colocado no forno, derretido e transferido para o molde de barras.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível