Por que o Skype está consumindo tanta memória RAM?

Escrito por angela ogunjimi | Traduzido por pedro paulo santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que o Skype está consumindo tanta memória RAM?
O Skype também permite que você faça chamadas de vídeo gratuitas (Comstock/Comstock/Getty Images)

O Skype é um software gratuito que permite aos seus usuários conversarem em tempo real e realizarem chamadas de voz pela internet. Esse serviço é tão difundido mundialmente que já foi assunto de um episódio inteiro do programa da Oprah. Mais de 30 milhões de pessoas o utilizam, estando integrado ao Facebook e disponível como um aplicativo para smartphones. O Skype foi adquirido recentemente pela Microsoft e agora funciona como uma divisão da companhia. Apesar de sua grande fama, ele é conhecido como um consumidor de recursos do computador.

Requisitos de sistema

Os requisitos de sistema para se usar o Skype variam entre os sistemas operacionais existentes. Usuários do Windows XP, Vista e 7 precisam de, pelo menos, 256 MB de memória RAM, acompanhada de um processador com 1 GHZ ou maior. Computadores com o Mac OS X Leopard, Snow Leopard e Lion necessitam de, pelo menos, 1 GB de memória RAM e um processador de dois núcleos com 1 GHZ de frequência. Se você estiver usando o Skype no Linux, os requisitos são de 256 MG de memória e um processador com pelo menos 1 GHZ.

Consumo de recursos

O Skype pode usar de 60.000 K de memória a até mais de 100.000 K quando inativo, dependendo do uso e da quantia de RAM em seu computador. Usá-lo frequentemente aumenta o consumo expressivamente. Por exemplo, realizar ligações telefônicas, chamadas de vídeo e armazenar muitos contatos consome muita memória. Primeiramente, tenha em mente que, ao iniciar e acessar certos recursos, o Skype costuma utilizar mais RAM. Depois de já estar rodando há algum tempo, ele irá liberar um pouco de memória. Uma alternativa é fechar programas que podem competir com ele por recursos do sistema. Outra opção é aumentar a quantidade de memória.

Desative funções não utilizadas

Você pode desativar algumas das funções do Skype e liberar memória com isso. Por exemplo, você pode parar a transferência de arquivos, importação de contatos, acesso à API pública do Skype, qualquer personalização para sons, mudanças na quantidade de idiomas e exibição de status na internet. Para realizar essas mudanças, você deve modificar os arquivos de registro do Windows associados. Mude os valores de "DisableFileTransfer", "DisableContactImport", "DisablePersonalise", "DisableLanguageEdit", "WebStatus", "DisableApi" e "DisablePremiumServices" para 1.

Instale uma versão Beta ou mais antiga

As reclamações acerca do alto consumo de memória do Skype não foram ignoradas. Membros da comunidade de desenvolvedores sugeriram algumas soluções. Em Outubro de 2011, por exemplo, eles recomendaram a instalação da versão beta da nova iteração do Skype ao invés da atual. Você também pode optar por desinstalar o programa e usar uma versão mais antiga, que pode ser encontrada nos sites "oldapps.com" ou "oldversion.com". Todavia, é necessário ter cuidado. Reverter para versões mais antigas pode limitar alguns serviços e sua interação com outros usuários.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível