Mais
×

O quê é o slump do concreto?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O concreto tradicionalmente é feito de uma mistura de cimento, água, areia e brita. As misturas modernas de concreto também adicionam ingredientes como fibras, plásticos e compostos químicos. A proporção e a mistura dos ingredientes determinam as propriedades do concreto, inclusive seu slump.

Definição

Slump é a medida da trabalhabilidade ou consistência do concreto. Em outras palavras, ele mede o quão fácil é impulsionar, moldar e adensar o concreto. De acordo com a sua classificação slump, é indicado para quais aplicações ele é bom em uma construção. Quanto mais alta for sua classificação, maior sua trabalhabilidade. Se o resultado do slump for baixo, o concreto não será facilmente moldável, entretanto, se for muito alto, você corre o risco de a brita e a areia terem se separado do resto da mistura, tornando-o inutilizável.

O slump e a qualidade

Quanto menor a quantidade de água na mistura do concreto, menor será seu slump. A baixa classificação geralmente significa maior qualidade. No entanto, os ingredientes adicionais no concreto moderno tornam impossível determinar sua qualidade pelo teste de slump. Concreto que contém plastificante e obtém uma alta classificação pode ter, na verdade, menos água do que um concreto tradicional com uma baixa pontuação. Devido a estes ingredientes adicionais, você pode definir o slump de um lote de concreto para qualquer valor que você quiser ainda mantendo uma mistura de alta qualidade.

Teste de slump

O teste é feito em um tronco de cone, o qual tem 30 cm de altura, e é aberto na parte superior e na parte inferior, tendo essas aberturas, respectivamente, 10 e 20 cm de largura. Para realizar o teste, o cone é preenchido com 1/4 de sua altura e adensado 25 vezes por uma barra de aço de ponta arredondada. Então, você o preenche até a metade e dá mais 25 batidas. Após isso, preencha-o até 3/4 e golpeie-o novamente 25 vezes. Quando preenchido até o topo, o cone é adensado por 25 vezes uma última vez. Meça do topo do cone até a base. Puxe-o para cima, tirando-o do concreto e meça o quanto o concreto molhado escorreu, ou caiu, medindo do topo da pilha até o chão. Subtraia essa medida do cone utilizado. A medida obtida é denominada de nível de slump.

Avisos

Não use o nível de slump para comparar a qualidade de uma mistura de concreto a uma mistura diferente. Use-o apenas para comparar a diferença de diferentes lotes da mesma mistura. Este teste não dá indicações sobre a força da mistura.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article