Meu Snes continua deletando meus arquivos salvos

Escrito por joshua phillips | Traduzido por rafael ferreira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Muitos jogos de Super Nintendo, como "Chrono Trigger", não são possíveis de serem finalizados, de uma só vez, devido ao seu tamanho. Para jogos assim, você consegue salvar dados de localização, caracteres, itens adquiridos e o seu progresso na história, diretamente no cartucho. No entanto, não é incomum encontrar cartuchos de SNES que continuam a apagar arquivos mesmo quando o console está desligado.

Outras pessoas estão lendo

Baterias de Lithium

Ao contrário dos sistemas modernos, nos quais os dados são gravados num HD, no Super Nintendo, eles são gravados no próprio cartucho e não no sistema. Dentro do cartucho, há uma bateria de lithium CR2032 que é responsável por armazenar os dados do jogo. Quando esta bateria descarrega, seu progresso não pode ser salvo, fazendo com que alguns jogos fiquem impossíveis de serem finalizados, a menos que você os termine numa vez só.

Tipos de jogos que necessitam de bateria

Nem todo jogo de SNES possui bateria dentro do cartucho; isto porque alguns deles não são longos o suficiente para terem essa necessidade, ou por que as empresas não queriam gastar dinheiro extra com isso e, ao invés, preferiram um sistema com senhas. No entanto, existem alguns gêneros de jogos, que devido à sua duração, a bateria era quase sempre inclusa. Estão incluídos os jogos de RPG, como "Chrono Trigger" ou "Final Fantasy III", como na maioria dos RPGs, possui de 20 a 30 horas com muitas funções para se controlar. Os maiores jogos, do gênero plataforma, como "Super Metroid" e "Super Mario World", também usam baterias. Se você precisar criar um arquivo de gravação no inicio do jogo, será bom sinal que ele utilize bateria de lithium para salvar o progresso.

Testando o cartucho

Testar o cartucho para ver se a bateria está funcionando é muito simples. Inicie o jogo até você encontrar o primeiro ponto, onde você possa salvar, e desligue-o depois de gravar. Ligue o Sistema e carregue o jogo. Se seus dados foram deletados, a bateria está esgotada. Sempre esteja certo de testar o cartucho, se possível, no momento em que estiver comprando o jogo.

Consertando a bateria

Há algumas maneiras de consertar a bateria. Uma solução é abrir o cartucho, retirar a CRC2032 que está velha e soldar nele, uma bateria nova. No entanto, o menor erro poderá estragar seu cartucho permanentemente. Você também pode usar fita isolante para segurar a bateria ao invés de soldá-la. Todavia, a fita eventualmente se desprenderá, o que significa que esta não é uma solução permanente. Finalmente, entre em contato com a assistência técnica se existir alguma na sua região. Muitas lojas independentes de vídeo game oferecem consertos gratuitamente.

Alternativas para cartuchos de Super Nintendo

Enquanto alguns preferem jogar SNES no console original com os cartuchos, existem ainda outras alternativas. A Nintendo, juntamente com a SquareEnix e a Capcom, colocam muitos dos jogos de Snes disponíveis para download pelo Wii. Eles podem ser baixados, jogados e salvos diretamente no Wii sem a necessidade de se preocupar com a bateria. Além disso, algumas empresas fazem seus catálogos disponíveis em outros sistemas. Os usuários do Game Boy Advanced podem jogar "Final Fantasy II" enquanto os de PlayStation 3 podem jogar "Chrono Trigger".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível