O Snow Leopard pode ser instalado em um Power Mac G4?

Escrito por elizabeth mott | Traduzido por ritaciro cavalcante
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O Snow Leopard pode ser instalado em um Power Mac G4?
Power Mac G4 é um dos vários modelos de computadores designados e fabricados pela Apple (keyboard image by Christopher Hall from Fotolia.com)

A Apple lançou sua linha de desktops Power Macintosh G4 em 1999, com máquinas de processadores de 350 e 400 MHz, rodando Mac OS 8.6. Entre o Mac OS 8.6 em 1999 e o lançamento do Mac OS X 10.6 (Snow Leopard) em 2009, a Apple lançou cinco versões de seu sistema operacional, incluindo a mudança do OS clássico para o OS X em 2001. Dependendo da velocidade do processador, o Power Mac G4s não pode ser atualizado além do Mac OS X v10.4 Tiger ou do Mac OS X v10.5 Leopard, as versões anteriores ao Snow Leopard.

Outras pessoas estão lendo

Power Macintosh G4 Grafite

Os primeiros computadores Power Macintosh G4 foram lançados em 1999 com design melhorado da placa-mãe em relação à linha anterior. Os G3. Os G4 contam também com uma versão melhorada do gabinete que, em vez de azuis e brancos como o G3, contam com uma placa frontal de tom cinza-azulado, a cor grafite que domina os produtos da Apple hoje. Essa série teve seu último modelo lançado em 2001, com sistemas de 733 MHz de processamento que podiam rodar Mac OS do 9.1 até o 10.v4.11 Tiger, mas não o Mac OS X v10.5 Leopard, por não contar com seu requisito mínimo de processamento de 867 MHz.

Power Macintosh G4 QuickSilver

Em 2001, a Apple trocou seu gabinete de cor grafite por um design de nome QuickSilver, com uma placa frontal melhorada e uma estrutura combinando. Apesar da aparência totalmente diferente dos modelos grafite, eles são uma evolução da linha PowerPC, contando com melhoras incrementais ao invés de mudanças. Essas máquinas continham processadores com velocidades de 733 MHz até 1 GHz em dois núcleos. Modelos posteriores da QuickSilver que contam com processadores de 933 MHz ou mais rápidos podem rodar os Mac OS, até o Mac OS X v10.5.8 Leopard, mas modelos mais lentos restringem-se até o Mac OS X v10.4.11 Tiger.

Power Macintosh G4 -- Mirrored Drive Doors

A Apple atualizou o design de seu G4 mais uma vez em 2002, estreando os MDDs (Mirrored Drive Doors, ou Portas de Drive Espelhadas), a maioria deles contando com processadores de dois núcleos. Por fora, os gabinetes são novamente diferentes dos anteriores graças às placas frontais. A linha MDD começou com 867 MHz, indo até 1,44 GHz, todos capazes de rodar o Leopard. Esses são os últimos modelos da linha G4, que vinha ficando mais e mais potente a cada atualização. A próxima geração, a G5, contaria com um gabinete completamente redesenhado.

Requisitos do Snow Leopard

Instalar o Mac OS X v10.6 Snow Leopard requer um Mac com um processador Intel, pelo menos 1 Gb de RAM e 5 Gb de espaço em disco. Qualquer Power Macintosh G4 dá conta dos dois últimos requisitos, mas nenhum deles tem suporte a um processador Intel, e não há como mudar para um. Mesmo os G5 que vieram depois dos G4, como máquinas PowerPC, não cumprem os requisitos para o Snow Leopard, o primeiro sistema operacional da Apple a cortar laços com uma arquitetura anterior desde 1998, quando o Mac OS 8.5 exigia um processador PowerPC.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível