Sobre amoxicilina e infecções urinárias

Escrito por michaele curtis | Traduzido por lara scheffer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sobre amoxicilina e infecções urinárias
A amoxicilina não apresenta muitos efeitos colaterais (javYliz: Flicker.com)

Infecções urinárias são condições comuns, e podem ser dolorosas ou inconvenientes. Felizmente, são facilmente tratadas com antibióticos. A amoxicilina é prescrita com frequência para tratar essas infecções, devido à sua eficácia e pouca interação com outras drogas. Ela apresenta poucos efeitos colaterais e pode ser ingerida até mesmo por mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

Outras pessoas estão lendo

Amoxicilina

A amoxicilina é um antibiótico do grupo da penicilina, juntamente com a ampicilina, piperacilina e ticarcilina. Diferentemente de alguns antibióticos, a penicilina não mata as bactérias. Em vez disso, ela evita que a bactéria forme paredes celulares, o que as deixa vulneráveis ao ambiente. Dessa forma, elas não conseguem sobreviver ou se multiplicar. A amoxicilina é usada para tratar muitas infecções, incluindo infecções de ouvido, pneumonia e gonorreia.

Infecções urinárias

As infecções urinárias incluem qualquer inflamação do sistema urinário, como uretrite, cistite e pielonefrite. Elas são causadas por uma bactéria geralmente encontrada no trato intestinal ou na pele. A bactéria é normalmente introduzida no sistema urinário através da uretra, o tubo através do qual a bexiga excreta a urina do corpo. A uretra pode ser exposta à bactéria quando o indivíduo não se limpa adequadamente após defecar ou através do contato sexual regular. Se você não limpar as áreas genitais e anais ou não trocar suas roupas íntimas frequentemente, isso também pode promover a transmissão da bactéria da área anal à uretra. Sintomas de uma infecção urinária incluem o aumento da urgência em urinar, sensação de queimação, cãibras na pélvis ou parte inferior das costas e urina escura e turva. Infecções urinárias também podem se apresentar como disúria, ou sangue na urina.

Tratamento

Após diagnosticar a infecção urinária, seu médico provavelmente prescreverá um antibiótico como amoxicilina. Ela está disponível em forma de comprimidos ou líquido. Você pode ingeri-la em jejum ou após as refeições, porque, diferentemente de alguns outros tipos de antibióticos, a amoxicilina não funciona mais rápido com o estômago vazio. A dosagem pode variar, de acordo com a gravidade da sua condição, mas sempre siga as instruções médicas.

Efeitos colaterais

Alguns efeitos colaterais comuns da amoxicilina incluem náusea, irritabilidade ou fadiga. Se você for alérgico a esse medicamento, pode desenvolver uma erupção cutânea súbita com coceira intensa. Para evitar reações adversas, não ingira a amoxicilina se for alérgico a penicilina ou qualquer outro produto relacionado. Se usar contraceptivos orais, lembre-se que a amoxicilina pode diminuir a eficácia desses medicamentos. Use outros métodos anticoncepcionais durante o tratamento. Embora a amoxicilina geralmente seja segura para mulheres grávidas ou que estejam amamentando, discuta sua condição com seu médico antes de administrá-la.

Avisos

Se a amoxicilina surtir efeito, os sintomas da infecção urinária podem começar a desaparecer após um curto período de tempo. Ainda assim, continue o tratamento de acordo com as instruções médicas, para evitar a volta da infecção. Se os sintomas não desaparecerem ou piorarem enquanto você estiver consumindo a amoxicilina, entre em contato com seu médico. O diagnóstico pode estar errado ou a infecção urinária pode ter evoluído para uma condição mais séria.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível