Sobre a bandeira nazista

Escrito por contributing writer | Traduzido por marcelo couto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sobre a bandeira nazista
Bandeira nazista (http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/archive/5/56/20050830182153!Nazi_flag.jpg)

A bandeira nazista e as pessoas que a carregavam são uma parte essencial da história mundial. Sob essa bandeira, algumas das piores atrocidades foram cometidas e um homem foi autorizado a planejar o assassinato em massa de centenas de milhares de pessoas inocentes. Atualmente, ela é um símbolo desse período sombrio da história.

Outras pessoas estão lendo

História

Em 12 de março de 1933, a bandeira nazista foi aceita como uma das duas bandeiras nacionais da Alemanha, o que coincidiu com a ascensão do partido nazista ao poder. Quando Adolf Hitler se proclamou "Führer" em 1935, ela passou a ser a única representação legal do país. Isso só mudou em 1946, quando uma Alemanha dividida alegou não possuir nenhuma bandeira oficial. Hoje, a bandeira nazista e a suástica (veja Identificação) estão banidas do país alemão e de outros países como símbolo universal do ódio.

Identificação

A bandeira nazista exibe um fundo vermelho com círculo branco e, dentro dele, uma suástica. Afirma-se que o vermelho simboliza o socialismo, enquanto que o branco simboliza a nação e nacionalidade alemãs. A suástica, no entanto, é um símbolo muito antigo, originalmente considerado um presságio de sorte e boa fortuna ou sinal de equilíbrio e harmonia. É composta de uma cruz de faces iguais, inclinada em um ângulo de 45º, com braços adicionais em ângulos retos no final de cada braço. Hitler a usou como símbolo de trabalho criativo e vitória definitiva do homem ariano, algo com o qual havia sido associada antes do uso de Hitler.

Significado

O significado da bandeira é fundamental para história e uma lembrança de um dos períodos mais sombrios dos tempos modernos. Sob essa bandeira, as populações judaicas da Europa foram assassinadas em massa e aqueles que sobreviveram foram destituídos de sua dignidade nos terríveis campos de concentração. Ela se tornou um símbolo de intolerância, ódio e antissemitismo que foi tão predominante durante seu uso. Vários países (incluindo o Brasil e a Alemanha) proibiram a suástica, mas alguns países asiáticos, que usavam o símbolo em contextos tradicionais religiosos (embora a suástica real seja virada para o lado contrário da nazista), continuam a empregá-la. Nos EUA, é um problema frequente, pois a liberdade de expressão permite que os cidadãos vistam ou digam o que desejarem, ainda que seja um símbolo forte de ódio e supremacia branca.

Geografia

A bandeira foi usada exclusivamente na Alemanha como bandeira nacional. Fora do país, grupos as usavam para mostrar apoio ao nazismo e ao partido nazista e, ainda hoje, pode ser encontrada em partidos que reivindicam uma filiação neo-nazista.

Avisos

Essa bandeira e o símbolo da suástica não devem ser menosprezados nem utilizados de forma informal ou para diversão. Elas significam morte, tortura e violação dos direitos humanos básicos de uma população imensa, e ainda são um símbolo forte de antissemitismo e ódio. Esses símbolos não são "legais", "durões" e não possuem nenhuma qualidade desejável. São sinais de crueldade e abominação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível