Sobre baratas-da-madeira

Escrito por venice kichura | Traduzido por luiza g. brando
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sobre baratas-da-madeira
Infestações de baratas podem ser aterrorizantes (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

Embora elas se pareçam com as baratas domésticas, as baratas-da-madeira são diferentes das baratas típicas que você descobre correndo no chão da cozinha e nos balcões quando se levanta para um lanchinho no meio da noite. Em vez de criaturas noturnas, elas ficam ativas durante o dia e, de vez em quando, à noite. Elas não costumam correr para se esconder quando as luzes são acesas. Como precisam do ambiente úmido, elas prosperam do lado de fora das casas sempre que encontram alguma madeira para devorar.

Identificação

As baratas-da-madeira fazem parte da mesma família que a barata-americana e costumam ser encontradas em florestas. Elas não mordem nem borrifam. Diferente das pragas domésticas, como a barata-germânica, a barata-oriental e a barata-americana, as baratas-da-madeira não são tão ameaçadoras caso sejam encontradas dentro de casa, mas são muito mais perigosas do lado de fora, onde há árvores, troncos e pilhas de madeira.

Tamanho

Similar à barata-americana, a barata-da-madeira tem forma oval com pernas espinhosas e antenas longas. Elas têm um pouco menos de 2,5 cm de comprimento e coloração que varia entre marrom claro e escuro. Os machos adultos são mais escuros, com asas longas que se estendem para além do abdômen, enquanto as fêmeas têm as asas menores. Os adultos e as ninfas maiores têm uma tira branca ou transparente que corre ao longo das bordas externas das asas, atrás da cabeça. As ninfas menores são mais difíceis de identificar e precisam ser examinadas com um microscópio.

Geografia

A barata-da-maneira pode ser encontrada em diversas regiões. Como é um inseto que vive ao ar livre, ela costuma entrar nas casas passando por portas e janelas abertas.

Sobre baratas-da-madeira
As pilhas de madeira são um bom habitat para as baratas-da-madeira (DC Productions/Photodisc/Getty Images)

Efeitos

As baratas-da-madeira danificam as árvores ao se alimentarem de materiais orgânicos em decomposição, como árvores apodrecendo e troncos caídos. Elas também vivem em pilhas de lenha, onde comem as toras de madeira. Ao invés de árvores vivas, elas preferem a madeira morta ou que está morrendo e são conhecidas por matarem árvores saudáveis, para transformá-las em banquete. De modo similar aos cupins, elas absorvem a celulose que forma as células da árvore. Com os micro-organismos que vivem nas entranhas delas, são capazes de digerir a celulose. Além de danificar as árvores, elas também carregam doenças e outras pragas, aumentando ainda mais o prejuízo.

Prevenção e tratamento

Há algumas precauções que podem ser tomadas para manter esses bichos nojentos longe. Pós e sprays comerciais usados contra as baratas domésticas não funcionam com as baratas-da-madeira. Se encontrar uma barata-da-madeira dentro de casa, ela deve ser coletada e morta, do mesmo modo como faria se encontrasse uma barata fora de casa. Utilize um inseticida para o exterior em volta de todas as portas e janelas e inclusive nas pilhas de lenha; porém, não borrife diretamente sobre a lenha, mas na base da pilha. Se houver uma infestação severa, contrate um profissional licenciado para lidar com o controle de pragas. Mantenha as portas fechadas e vedadas, sem nenhum buraco ou pontos de acesso. Mantenha as luzes externas apagadas. Diferente da maioria das baratas que se escondem da luz, as baratas-da-madeira gravitam em torno dela. Portanto, mantenha a propriedade escura, principalmente no início do verão, pois é quando elas voam. As baratas-da-madeira fêmeas raramente entram em casa. As ninfas costumam entrar em casas próximas a locais arborizados, para se protegerem do inverno; geralmente são casas velhas e sem tapumes. Mantenha o nível de umidade em sua propriedade baixo e não armazene lenha próximo da casa.

Equívocos

As pessoas muitas vezes ficam preocupadas achando que assim que uma barata-da-madeira entrar em casa, através de uma janela ou porta aberta, ela irá se reproduzir lá dentro. Contudo, elas não se reproduzem dentro de casa, mas em pilhas de madeira ou troncos apodrecidos.

Avisos

Mantenha os bichos de estimação longe das áreas borrifadas. Se for utilizar um veneno, verifique o rótulo a procura de avisos sobre a exposição de animais ao produto, pois muitos venenos podem ser fatais para eles. Além disso, mantenha as crianças pequenas longe dos locais tratados até que o inseticida tenha secado totalmente. Os nebulizadores contra insetos são mais populares do que os venenos; entretanto, eles deixam uma camada de inseticida sobre tudo o que foi borrifado, o que ameaça a saúde de qualquer um que o inalar. Você também pode usar tiras adesivas para pegá-las.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível