Sobre brocas para aço temperado

Escrito por jay p. whickson | Traduzido por francisco bernardes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sobre brocas para aço temperado
O aço temperado exige um tipo diferente de broca para ser perfurado (Image Source/Digital Vision/Getty Images)

Aço temperado é um termo para o aço de alto ou médio carbono que recebeu têmpera simples e, em seguida, têmpera total. Ele requer um tipo diferente de broca para ser perfurado, devido à dificuldade de corte e ao calor produzido quando furado. Há uma grande variedade de brocas para se cortar aço temperado, e esta seleção apresenta diferentes estilos, materiais e tamanhos.

Outras pessoas estão lendo

Aviso

Use broca especial feita para aço. Se você usar uma broca para madeira, vai quebrar a ponta dela. Antes de começar qualquer projeto, verifique se a broca possui o material e o design apropriados para o trabalho. Sempre que você for perfurar aço temperado, use um lubrificante enquanto fura, a fim de evitar o calor excessivo que faz com que a broca derreta. Além disso, certifique-se de perfurar usando um giro mais lento, o que também impede o aumento excessivo de calor.

Composição

O tipo de material da broca faz muita diferença em sua durabilidade. Aço rápido é o material mais comum para brocas destinadas a furar aço temperado. Existem outros materiais, como o aço-cobalto, que mantêm a dureza em temperaturas mais elevadas, mas são mais frágeis do que o aço rápido. Se você usa uma broca de carboneto de tungstênio, é possível perfurar a maioria das peças, mas elas também são frágeis e custam muito caro.

Broca canhão

Use brocas canhão para furar eixos longos, como o cano de uma arma. Essas brocas têm uma abertura na base, que permite que um líquido flua através dela e lubrifique-a. Isso resfria a broca conforme você perfura e retira os restos de metal que sobram durante a perfuração.

Borcas helicoidais

As brocas helicoidais são o tipo mais comum, e a forma da ponta varia de acordo com o material. Um material mais duro precisa de uma broca com ângulo de ponta maior, e o ângulo mais comum para a perfuração de aço temperado e metal é de 150 graus. A maioria delas é feita de aço rápido. Algumas brocas helicoidais mais novas têm uma ponta em ângulo negativo que lhe permite perfurar sem que ela corra ou quique. Brocas de carboneto de tungstênio e de titânio com hastes de cromo vanádio perfuram não somente o aço temperado, mas também muitas outras superfícies.

Brocas centralizadoras

Brocas centralizadoras e brocas de ponto são frequentemente confundidas. Embora você possa usar a centralizadora para iniciar um furo em aço temperado, a de ponto é melhor. O trabalho da broca centralizadora é fazer buracos para trabalhos de fresa e torno. A de ponto, que é melhor para furos iniciais, deve ter sempre a ponta de um ângulo igual ou maior do que a da broca que vai completar o furo.

Broca saca núcleo

Brocas saca núcleo são uma boa opção para alargar e fazer um buraco maior ou dar acabamento nas bordas. Ao contrário do alargador, que só alarga um buraco de até 1 mm, a saca núcleo pode aumentá-lo para até duas vezes o seu tamanho original. Não há nenhum ponto de corte nela, e nenhuma forma de iniciar um buraco. Além de remover resíduos deixados nos furos, a broca saca núcleo limpa as bordas e arredonda buracos feitos por outras brocas.

Outros tipos

Brocas espada, que são brocas de duas partes, têm uma abertura na haste ou corpo para passar líquido resfriador através dela. A ponta é removível, o que permite ao utilizador trocar as cabeças para fazer furos de tamanhos diferentes. Brocas trepanadoras deixam um núcleo central enquanto cortam em anel. Muitas vezes elas precisam de água para resfriar as pontas. A broca ejetora é chamada assim porque é feita de dois tubos, um dentro do outro; a água passa entre eles e remove os resíduos do centro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível