Sobre canoas indígenas

Escrito por jeannie knudson | Traduzido por marcelo couto
Sobre canoas indígenas

As canoas foram primeiramente utilizadas pelos índios para viajar

Canoes on Coniston water image by Kevin Eaves from Fotolia.com

As canoas têm sido utilizadas por milhares de anos pelas pessoas nativas no mundo inteiro e, alguns dos tipos mais conhecidos são encontrados na América. Os índios nativos americanos utilizavam as canoas para viajar longas distâncias pela costa dos oceanos Pacífico e Atlântico e, para viajar mais rápido, elas eram usadas em canais internos e rios.

Outras pessoas estão lendo

História

As primeiras canoas eram chamadas de pirogas. Esse tipo mais simples de canoa era feito de um pedaço de madeira ou toras. A madeira era escavada de um lado retirando-se pedaços grandes dela e depois, com ferramentas mais delicadas, era alisada por dentro. Outra forma de fabricar uma piroga era queimar cuidadosamente a parte central da tora e depois raspar gentilmente o excesso de madeira.

Tipos

Os métodos indígenas utilizados para fabricar canoas evoluíram de pirogas simples até canoas cobertas com casca e peles. Por serem leves, os indígenas conseguiam fazê-las maiores para transportar mais pessoas e bens. A estrutura mais leve também tornou possível carregá-las pela terra até o rio mais próximo.

Tamanhos

As canoas eram feitas de vários tamanhos. As embarcações menores, feitas para duas ou quatro pessoas, eram utilizadas para viagens curtas e caças. As maiores conseguiam abrigar 20 pessoas ou mais. Essas canoas maiores eram usadas em expedições, viagens de longa distância e para o comércio.

Características

As canoas de casca eram feitas com qualquer tipo de madeira encontrada facilmente na região. As canoas de casca de bétulas são as mais conhecidas na América do Norte e eram construídas com grandes pedaços de madeira flexível. Os indígenas retiravam a casca de árvores nativas, como a bétula e a molhavam para evitar que se quebrasse quando fosse presa à estrutura. A casca era fixada com cordas feitas de plantas e também utilizavam seiva de árvores para tornar a canoa impermeável.

Funções

As canoas eram movidas por remos laterais, com uma ou duas lâminas. Quando só havia um tripulante, a pessoa poderia se sentar perto do centro da embarcação e remar alternadamente em cada lado para mover a canoa. Em canoas maiores, existia uma certa quantidade de pessoas remando de cada lado, e uma outra na parte de trás que utilizava um remo como leme para dirigir e manter o barco no curso.

Importância

Os colonizadores que vieram para a América adotaram rapidamente a canoa como meio de transporte. Elas eram particularmente populares com comerciantes de peles e caçadores, pois lhes permitia viajar rapidamente entre os estabelecimentos comerciais ao longo dos rios.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media