Sobre carros de ratoeira

Escrito por lesley barker | Traduzido por erica priscila de souza
Sobre carros de ratoeira

Carro de ratoeira

mousetrap-american coin image by William Berry from Fotolia.com

Essas pequenas ratoeiras de madeira que se encaixam e matam ratos que tentam pegar o queijo ou manteiga de amendoim podem ser usadas para carrinhos de brinquedo de potência. Professores usam carros de ratoeira como objetos para ensinar a seus alunos sobre a física e os processos de engenharia e invenção. Em seguida, competem com os carros que construíram por prêmios para o mais rápido ou o que vai mais distante. Veja como você pode construir o seu próprio carro de ratoeira.

Outras pessoas estão lendo

Identificação

Carros de ratoeira são construídos com ratoeiras Victor (ver recursos, abaixo). Quatro rodas são ligadas à plataforma de madeira da ratoeira que é de 4,45 cm de largura e 10,16 cm de comprimento. Se enrolar uma corda no eixo de uma das rodas e prender a mesma corda ao braço da ratoeira, como o carro se move para frente, a corda vai desenrolar rapidamente, impulsionando o carro para frente. O truque é enrolar a corda no sentido contrário ao da forma como deseja que o carro se mova. Outra forma de potência de um carro de ratoeira é usar elásticos ligados ao pequeno olho dos  ganchos perfurados na madeira.

Características

Carros de ratoeira podem percorrer distâncias com cerca de 25 m a 45 m, a uma velocidade de, até, 5 m por 1,2 segundos. O comprimento de sua corda ou elástico vai determinar quanto tempo o carro de ratoeira será capaz de andar. O tamanho das rodas também afeta a distância em que o carro pode viajar. Grandes rodas com eixos pequenos vão mais longe.

Tipos

É preciso criatividade e pesquisa para descobrir que tipo de rodas irá trabalhar melhor em o seu carro de ratoeira. Especialistas recomendam o uso de CDs ou DVDs para as rodas (ver recursos, abaixo). Outras pessoas fazem rodas de papelão, de madeira ou metal. Qualquer que seja o material de suas rodas, se quiser que o carro ande mais rápido, reduzia o atrito tanto quanto possível. Isso pode ser feito através da aplicação de pó de grafite nas rodas.

Potencial

MESA, uma organização dedicada à matemática, engenharia e ciência, mantém competições anuais de carros de ratoeira para duas pessoas de equipes de estudantes de sexto a décimo segundo graus. Não é permitido que as ratoeiras sejam desmontadas ou alteradas a não ser para anexá-las às rodas. Então, os carros correm duas vezes na ordem que é determinada pelos juízes. A equipe vencedora é a que construiu o carro que foi mais distante e os prêmios são fitas. As equipes também são julgadas com base na criatividade de engenharia demonstrada no projeto do carro.

Introspecção especialista

A Universidade de New South Wales, na Austrália, mantém competições de carros de ratoeira para os estudantes de engenharia mecânica. Obviamente o calibre desses carros de ratoeira de alta tecnologia será melhor do que os do ensino médio ou projetos de de física de ensino médio. Uma das coisas mais valiosas que se pode aprender trabalhando em um projeto de carro carros de ratoeira é que, quando se projeta algo que tem que trabalhar envolvendo engenharia, há uma série de testes e experimentação, tentativas e erros, e recomeços. É preciso ter uma real paciência para fazer um carro de ratoeira que realmente funciona.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media