Sobre as chances de engravidar

Escrito por mackenzie wright | Traduzido por christine sousa barros de carvalhosa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sobre as chances de engravidar
Após os 30 anos, as chances de uma mulher conceber diminuem. (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Com um número de casos de gravidez inesperadas relatadas a cada ano, pode ser difícil de acreditar que as chances de se engravidar todos os meses são bastante baixas, mas é verdade. Casais saudáveis que estão tentando engravidar devem saber que poderá levar algum tempo e um bocado de esforço para se conceber, mesmo nas melhores das circunstâncias. Por outro lado, as mulheres tentando evitar a concepção devem estar cientes de que, mesmo com sexo seguro, trata-se, essencialmente, de um jogo de roleta russa.

Outras pessoas estão lendo

Tempo

Os ciclos menstruais da mulher podem variar entre 23 a 35 dias entre os períodos, mas, em média, o ciclo menstrual é de 28 dias. A ovulação ocorre normalmente 14 dias antes do início da menstruação e o óvulo sobrevive por, aproximadamente, 48 horas. O esperma poderá sobreviver de dois a três dias, de forma que o melhor momento para se ter uma relação sexual para engravidar é de 13 a 16 dias antes do início da próxima menstruação. Os sinais de ovulação incluem uma temperatura basal elevada, pequenas fisgadas abdominais e um corrimento vaginal que tem a aparência de clara de ovos.

Características

Há, aproximadamente, 25% de chances de o esperma fertilizar o óvulo. Assim, um casal saudável que contabilizar corretamente a ovulação tem uma chance de 25% de conceber todo mês. Para um casal que não estiver ativamente tentando conceber e não estiver cronometrando as ovulações, as chances de o esperma e o óvulo se encontrarem na hora certa, para que a fertilização ocorra, caem. Assim, uma mulher que tiver atividade sexual regular e que não estiver utilizando qualquer forma de controle de natalidade, tem uma chance de 11% de conceber todo mês.

Considerações

Uma mulher na faixa dos 20 anos tentando engravidar, terá êxito dentro de quatro meses. Entretanto, há uma variedade de fatores que podem reduzir as chances. Um fator é a idade, após os 30 anos as chances de uma mulher conceber começam a diminuir. Há, também, uma série de condições médicas, que afetam tanto os homens quanto as mulheres, que podem resultar em dificuldade para se conceber ou em infertilidade. Após seis meses, um casal deverá pensar em procurar fazer testes de fertilidade. Após um ano de tentativas sem sucesso, o casal poderá estudar a ideia de fazer tratamentos de fertilidade.

Equívocos

Não é necessário para uma mulher que está tentando engravidar deitar de costas, de cabeça para baixo ou ficar com as pernas para cima após a relação sexual. O esperma chega no cérvix dentro de segundos. Também não há necessidade de se "acumular" esperma, mediante a abstenção de sexo alguns dias antes da ovulação. As chances de engravidar aumentam quando o casal tem relações sexuais duas ou três vezes por semana durante o ciclo ovulatório da mulher e em cada dia durante a semana que ela espera ovular.

Prevenção/Solução

Além da abstinência, não existe uma forma 100% segura de controle de natalidade. Nas melhores das condições, os preservativos são 97% eficazes, mas, utilizados de forma típica, são eficazes 85% das vezes. Os anticoncepcionais em forma de pílula são apenas 99% eficazes se tomadas todos os dias, corretamente. Qualquer variação reduz as chances de eficácia, se a mulher deixar de tomar uma pílula, é necessário utilizar outro controle contraceptivo. Mesmo após a vasectomia ou ligação das trompas, um casal terá, aproximadamente, 0,5% de chance de gravidez a cada ano.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível