Sobre comida crua nos cardápios

Escrito por gertrude elizabeth greene | Traduzido por mayra chibante
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Sobre comida crua nos cardápios
A dieta crua traz muito benefícios para a saúde, além de ter um preparo rápido (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Perda de peso, pele bonita, pensamento claro, aumento da imunidade e ótima energia são alguns dos benefícios das pessoas que seguem a dieta baseada em alimentos crus. Não há dúvidas de que comer esse tipo de comida levará a um menor tempo gasto na cozinha (e não haverão calças engorduradas para esfregar). Começar a dieta crua pode parecer surpreendente no começo, conforme você percebe exatamente o que há no cardápio do dia. Se você mantiver alguns princípios em mente e deixar a sua despensa fechada, você rapidamente será capaz de planejar, com facilidade, um cardápio de comida crua.

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Preparação

Há três grupos principais de alimentos na dieta crua: vegetais, frutas e gorduras. Encha sua geladeira com todos os tipos de vegetais, especialmente as folhas verdes como couve, espinafre, brócolis e repolho, que contêm antioxidantes, vitaminas e minerais. Todos os tipos de fruta estão no cardápio e elas podem ser a base de uma refeição rápida. Dessa forma, estoque suas favoritas. As gorduras são uma parte importante desse tipo de dieta, uma vez que elas dão energia e fornecem ácidos graxos essenciais, além de ajudar na digestão. Alimentos crus incluem: azeitonas, castanhas, sementes, abacates, côcos e óleo vegetal.

Café da manhã

Começar o dia com algo doce é uma ótima forma. Até o período da tarde, muitos praticantes da dieta crua preferem não comer nada, dando ao corpo tempo para uma desintoxicação. As vitaminas são a escolha mais popular para o café da manhã. Misture suas frutas favoritas e acrescente um pouco de côco, manteiga de amendoim crua e óleo de linhaça para uma energia extra. Você ainda pode adicionar uma boa quantidade de espinafre ou couve à vitamina, o que não tirará o gosto adocicado da fruta. Saladas de fruta são uma outra opção. Pique e misture pêras, maçãs e uvas, uva-passa e um pouco de leite de côco para um estilo Waldorf de salada.

Almoço

Na dieta crua, o almoço pode ser difícil, uma vez que muitas pessoas estão fora de casa e são forçadas a montar uma marmita ou comer fora. Se você optar pela marmita, a saída mais fácil é levar uma variedade de comidas cruas que podem ser ingeridas ao longo do dia, como amêndoas, bananas, frutas secas, sementes de abóbora e palitinhos de vegetais. Faça um rolinho com legumes cortados em folhas de couve, alface ou repolho. Regue com óleo de gergelim cru. Outra opção é a compra de comida crua pronta no mercado, como as barrinhas de cereal ou bolachas orgânicas. Se você for em algum restaurante, escolha aqueles que possuem um buffet de saladas vasto e coma o que eles têm a oferecer. Leve seu próprio molho de salada, já que o molho de salada comercial não é uma opção saudável.

Jantar

O cardápio do jantar pode ser elaborado ou simples à sua maneira. A refeição da noite é um bom momento para trabalhar na expansão do seu repertório de pratos crus. Tente fazer uma sopa de legumes com tomates, pepinos, cebola verde, abobrinha e manteiga de gergelim, tudo picado e misturado. Experimente a sua combinação favorita de vegetais e ervas frescas para criar opções de sopas. Uma simples opção para o jantar é fazer uma salada capaz de substituir uma refeição, com molho vinagrete feito com azeite e vinagre de maçã. Se você sente falta de macarrão, faça um "miojo" com abobrinha desfiada e misture com um pouco de molho marinara com tomates, alho, azeite, manjericão e orégano.

Aumentando o cardápio

Apesar da base do seu cardápio cru ser composto de vegetais, frutas e gorduras saudáveis, existem outros alimentos a serem considerados para uma variedade maior. Algumas pessoas incorporam na dieta laticínios como leite, iogurte, kefir e queijo. Leite cru pode ser difícil de achar, uma vez que a venda é ilegal em muitos estados. Peixe cru cortado como sashimi é perfeitamente aceitável na dieta crua, se o adepto não for um vegetariano radical. Algumas pessoas com espírito aventureiro colocam até carne crua, argumentando que os benefícios são maiores que os malefícios.

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