Sobre o conceito grego do átomo

Escrito por morgan adams | Traduzido por ricardo guardati
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sobre o conceito grego do átomo
Vários filósofos gregos desenvolveram a ideia do átomo (greek god image by Roberto of Tanglewood from Fotolia.com)

Os antigos filósofos gregos foram os primeiros a teorizar sobre a microestrutura, ou a ideia a partir da qual a matéria é composta de partículas menores, como átomos. Em geral, as primeiras teorias gregas ligavam o mundo físico ao mundo espiritual. Para os padrões modernos, essas teorias são vagas, mas para a época eram ideias inovadoras. Conhecidos como atomistas, esses primeiros filósofos ajudaram a pavimentar o caminho para a ciência moderna.

Outras pessoas estão lendo

Linha do tempo

Thales de Mileto foi o primeiro atomista grego. Ele viveu entre cerca de 620 a 540 a.C. e acreditava que a água era a base de toda a vida e que tudo era feito a partir dela. O discípulo de Thales, Anaximandro, levou a ideia um passo além, acreditando que não havia uma base da vida, mas uma espécie de vácuo chamado de apeiron que criou toda a matéria. Anaxágoras de Clazomenae foi o primeiro grego a afirmar que a matéria do mundo não mudava. Ele viveu aproximadamente de 500 a 428 a.C., e cunhou o termo núcleo, que acreditava ser uma partícula básica diferente para cada substância. Demócrito de Abdera foi o primeiro atomista da Grécia. Viveu de 460 a 370 a.C., a idade de ouro das primeiras teorias atômicas.

História

Embora Demócrito tenha levado a teoria atômica mais longe, suas ideias são extrapolações e melhorias de teorias anteriores. A ideia de que a matéria não se altera já estava presente cem anos antes do nascimento de Demócrito. Embora a filosofia atômica grega tenha começado com os elementos básicos, água, fogo, terra e ar, muitos acreditavam que havia partículas minúsculas entre a vida que estavam conectadas ao cérebro e alma e não podiam ser detectadas pelos sentidos físicos. Demócrito continuou esse processo de pensamento, expandindo as especificidades dos átomos.

Teorias e especulações

Demócrito cunhou o termo átomos, o que significa indivisíveis, em grego. Ele acreditava que os átomos eram o bloco de construção da natureza, e não podiam ser criados ou destruídos. Acreditava que todos os átomos eram diferentes em sua estrutura, dimensão e forma. Por exemplo, ele acreditava que objetos brancos eram feitos de átomos lisos e objetos pretos de átomos ásperos. Em consonância com outros filósofos gregos, Demócrito acreditava que a alma tinha uma forma física feita de minúsculas partículas de ar e calor. Mais tarde em sua vida, Demócrito afirmou que a densidade era uma forma de átomos compactados. Ele acreditava que o universo era formado pelo movimento perpétuo dos átomos.

Conceitos errôneos

O filósofo Aristóteles discordou de Demócrito. Aristóteles acreditava que o mundo não poderia consistir de pequenas partículas, porque o ar não cai ao chão como qualquer outro objeto quando jogado ao ar. Aristóteles acreditava que havia quatro elementos básicos: secura, umidade, calor e frio. Ele acreditava que esses quatro elementos se combinavam de diferentes maneiras para formar toda a matéria. Por causa da popularidade de Aristóteles, as teorias de Demócrito foram ofuscadas por muitos séculos.

Potencial

Os cientistas modernos, começando por Sir Isaac Newton, provaram que Demócrito estava majoritariamente certo. Demócrito teorizou em um momento em que os gregos ainda acreditavam em vários deuses direcionando seus destinos desde o Monte Olimpo. A ideia de um mundo puramente físico era vista como nova e heterodoxa. Depois de Demócrito vieram Aristóteles, Sócrates e Platão, os quais se concentraram mais nos aspectos políticos, culturais e espirituais da filosofia do que no que chamaríamos de ciência moderna. Hoje, sabemos que o espaço pode existir sem a matéria e que existem partículas ainda menores que o átomo (nêutrons, elétrons, prótons, e até mesmo nucleons e quarks). A ciência já percorreu um longo caminho em mais de dois mil anos desde que Demócrito propôs a ideia de átomos pela primeira vez.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível