Sobre cores para a sala de estar

Escrito por deb powers Google | Traduzido por marina pastore
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sobre cores para a sala de estar
Diferentes combinações de cores têm efeitos diversos sobre o humor e as emoções (BWK@stock.xchang)

As cores que você escolher para a decoração da sua sala de estar podem afetar muito mais do que a aparência do cômodo. Psicólogos aprenderam muito sobre como as cores afetam o humor e a perspectiva. Antes de decidir pintar as paredes da sua sala de estar de um vermelho berrante, aprenda um pouco sobre como as cores deste cômodo afetam sua família e seus convidados.

Outras pessoas estão lendo

Significado

A cor tem um papel importantíssimo no design de interiores por um bom motivo. As cores das suas paredes, tapetes, acessórios e móveis formam uma parte enorme do seu ambiente. Já que a cor pode evocar respostas emocionais – e, conforme algumas pesquisas sugerem, respostas físicas no nosso corpo – faz sentido escolher cores que evocam as emoções e sentimentos que você quer despertar nas pessoas que estiverem na sua sala.

As cores que você escolher para sua sala de estar podem afetar as emoções e fazer o cômodo parecer maior ou menor, mais aconchegante ou mais frio, sofisticado ou rústico. Pesquisas interessantes feitas no Japão nos últimos anos até mostraram que muitas emoções associadas às diferentes qualidades e valores das cores são comuns a diferentes culturas. Em outras palavras, embora muitas culturas associem certas cores a celebrações muito específicas, pessoas ao redor do mundo têm reações emocionais similares à maioria das cores. Isso não muda o fato, porém, de que muitas pessoas têm reações altamente pessoais a cores, com base em sua própria história e experiências. Ainda assim, já que você e sua família vão passar muito tempo na sua sala de estar, escolher cores que sejam agradáveis tanto aos olhos quanto às emoções é muito importante.

Tipos

Geralmente, os decoradores começam a planejar as cores numa sala de estar desenvolvendo um esquema de cores. Há diversos tipos diferentes de esquemas de cores com base nas posições dos tons no círculo cromático. Escolher cores para a sala de estar com base em um destes tipos de esquema vai ajudá-lo a escolher cores que se complementam, ao invés de tons que se chocam.

Projetos monocromáticos são baseados em uma cor e usam apenas variações mais claras e mais escuras desta cor de base. Embora esquemas monocromáticos possam soar enfadonhos, eles tendem a ser muito harmoniosos e agradáveis aos olhos.

Esquemas cromáticos de contraste usam duas cores que estão diretamente opostas no círculo cromático. Este tipo de esquema sempre apresenta um tom quente e um frio. Sua escolha de qual é dominante vai determinar se sua sala é "quente" ou "fria".

Esquemas de cor em tríade usam três cores equidistantes no círculo cromático. Este tipo de projeto tende a ser vibrante e energético – imagine vermelho, amarelo e azul como as cores principais da sua sala para ter uma ideia de exatamente quão vibrante este esquema pode ser.

Esquemas de contraste suave usam uma cor de base e duas cores contrastantes que estejam igualmente distantes da cor de base no círculo cromático. Eles tendem a ser mais relaxantes do que projetos de alto contraste.

Esquemas de cores análogas usam cores que estão lado a lado no círculo cromático. Usar cores análogas faz com que seja mais fácil equilibrar tons e cores e cria uma paleta harmoniosa.

Considerações

Ao tomar decisões sobre as cores da sala de estar, existem algumas coisas importantes a considerar. Estas considerações incluem a quantidade e o tipo de luz que a sala recebe, o tamanho da sala e o efeito que você quer que as cores provoquem.

A iluminação é um fator importante na escolha das cores para a sala. Uma sala que recebe pouca luz natural, por exemplo, vai mudar a aparência das cores das suas paredes, piso e mobília. Cores claras em superfícies grandes podem aproveitar ao máximo a luz disponível na sala e fazê-la parecer naturalmente mais clara. Em contraste, cores mais escuras podem absorver parte da luz num quarto muito iluminado, fazendo-o parecer mais frio.

As cores que você escolher para a sala de estar também podem afetar a percepção do tamanho do cômodo. Cores claras vão fazer com que a sala pareça maior do que é. Cores escuras vão fazer as paredes parecerem mais próximas, e a sala, menor e mais aconchegante. Escolher um tom escuro numa família de cores quentes – um vermelho-tijolo, por exemplo – pode fazer uma sala de estar cavernosa parecer cálida e sofisticada.

Além disso, você deve considerar o seu gosto e o de sua família em relação às cores. Não importa o quão esteticamente atraente um projeto cinza e berinjela possa parecer nas amostras de cor; se você odeia roxo, nunca ficará confortável nesta sala.

Teorias/Especulação

Existem muitas teorias sobre os efeitos de várias cores e combinações cromáticas sobre as emoções. Alguns destes são tão comumente conhecidos que são aceitos como fatos. Outros podem surpreender aqueles que não acompanham as teorias e estudos psicológicos sobre as cores. Se você não está seguro sobre os esquemas cromáticos da sua sala de estar, mas sabe que tipo de humor quer que ela projete, estas teorias sobre cores podem ajudá-lo a tomar uma decisão.

O vermelho é uma cor altamente energética que provoca respostas tanto emocionais quanto físicas. Pesquisas mostraram que o vermelho eleva a frequência respiratória e a pressão sanguínea, e estimula o metabolismo. O vermelho berrante e claro é chocante e pode ser esmagador como cor principal, mas tons e matizes de vermelho podem ser usados de maneira muito eficaz nas paredes e no piso. Em particular, o rosa é leve, fresco, feminino e romântico; tons de cereja e vinho são sofisticados e modernos; e vermelhos amarronzados ou da cor de tijolo são aconchegantes e rústicos.

O azul é o oposto do vermelho. Ele retarda o metabolismo e reduz a frequência respiratória e a pressão sanguínea. Ele é fortemente associado à tranquilidade e à natureza, e tende a ter uma influência calmante sobre o espírito. Azul claro e tons acinzentados são especialmente tranquilos. O azul escuro adiciona uma nota de respeitabilidade, solidez e integridade. Azuis muito claros combinados com branco e cinza podem criar uma sala quase etérea, enquanto tons mais profundos e opacos, como o azul de Williamsburg, podem ancorar uma paleta colonial.

O amarelo é caloroso e ensolarado, e evoca sentimentos de felicidade. Ele estimula a atividade mental e muscular e eleva o nível de energia. O amarelo puro e claro deve ser realçado em contraste com uma cor mais escura, porque ele tende a desaparecer contra o branco.

Visão de especialista

Se você estiver escolhendo cores de tinta ou de papel de parede para a sua sala de estar, lembre-se de que um tom que parece ótimo numa amostra de cor pode ficar completamente diferente na sua parede. Para garantir, compre uma pequena quantidade de tinta na cor que você quiser e pinte uma amostra dela em uma das paredes; depois, viva com ela por alguns dias. A loja de tintas vai conseguir reproduzir a cor exata depois. É muito mais difícil repintar a sala inteira se você descobrir que a cor não é tão agradável quanto você pensava.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível