Sobre dependência de drogas por bebês

Escrito por amanda hermes | Traduzido por erick vasconcelos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sobre dependência de drogas por bebês
Recém-nascidos também estão suscetíveis aos efeitos do uso de drogas (memekode: flickr.com)

De acordo com a fundação americana March of Dimes, cerca de 4% das gestantes fazem uso de drogas ilícitas como maconha, cocaína, heroína ou anfetaminas, que representam riscos graves para as mães e para os bebês. Filhos de mães usuárias regulares de drogas durante a gravidez são em geral também dependentes e sofrem com sintomas da abstinência. Embora seja traumática e desagradável, a abstinência dura apenas alguns dias ou algumas semanas, enquanto malformações causadas por drogas podem permanecer pela vida inteira.

Outras pessoas estão lendo

Maconha, metanfetamina e halucinógenos

Quando uma mãe injeta, inala ou consome qualquer tipo de droga (ou mesmo comidas ou bebidas), ela cruza a placenta e entra no sistema circulatório do bebê. A fundação March of Dimes relata que bebês expostos regularmente à maconha antes do nascimento exibem sintomas de abstinência na forma de choros excessivos e tremores. Crianças expostas a anfetaminas ou metafetaminas (como crystal meth, speed, ecstasy e crack) frequentemente experimentam instabilidade, sonolência, tremores, dificuldades de alimentação e problemas respiratórios. Alucinógenos como PCP ou LSD fazem com que os recém-nascidos tenham sintomas de abstinência, que incluem letargia e tremores, de acordo com a American Pregnancy Association.

Heroína

Dado que tanto a heroína e a cocaína são muito viciantes, bebês ainda em gestação se tornam facilmente dependentes dessas drogas, quando as mães fazem uso delas com frequência, durante a gravidez. De acordo com a March of Dimes, filhos de usuárias de heroína sofrem de sintomas de abstinência que incluem febre, espirros, tremores, irritabilidade, diarreia, vômitos, choro ininterrupto e, às vezes, convulsões. Bebês que nascem viciados em heroína podem ser tratados em hospitais de forma segura, com metadona, para estabilizar os sintomas de abstinência.

Cocaína

Segundo a APA, os bebês cujas mães regularmente fazem uso de cocaína durante a gestação sofrem de insônia, tremores, espasmos musculares e dificuldades de alimentação. Além disso, a eliminação da cocaína é mais lenta em um feto do que em um adulto, então a droga permanece no corpo do bebê por um tempo muito mais longo do que no da mãe.

Outros perigos do uso de drogas durante a gravidez

O uso de drogas durante a gestação pode levar a aborto, parto prematuro ou baixo peso para o recém-nascido. Segundo a fundação March of Dimes, bebês que nascem cedo demais ou muito pequenos têm maiores riscos de problemas de saúde durante os dias seguintes ao parto, além de poderem sofrer de problemas permanentes, como deficiência mental, paralisia cerebral ou mesmo morte. Bebês expostos a cocaína e heroína têm maiores riscos de morrerem por conta da síndrome de morta súbita infantil (SMSI). O uso de drogas frequente durante a gravidez pode também causar problemas mentais, de aprendizado e comportamento do bebê. A APA relata que o uso de drogas pré-natal pode também causar defeitos nos órgãos genitais, nos rins, no cérebro, nos pulmões e nos músculos da criança.

Leis quanto ao uso de drogas durante a gravidez

Para combater os efeitos duradouros do uso de drogas durante a gestação -- inclusive a dependência infantil e defeitos de nascimento --, vários estados americanos estabeleceram leis que regulam o abuso de drogas pré-natal, de acordo com a APA. Na Carolina do Sul, as mães que forem condenadas por usar drogas durante a gravidez são acusadas de abuso e negligência. Em Iowa, Minesota e na Dakota do Norte, os médicos são obrigados a testar e relatar o abuso de drogas pré-natal. Em muitos estados, a exposição a drogas durante a gravidez pode levar à cassação dos direitos de custódia e alguns estados requerem que mulheres grávidas busquem tratamentos em programas específicos para gestantes usuárias de drogas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível