×
Loading ...

Sobre detectores de fumaça de cigarro

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os detectores de fumaça convencionais geralmente não detectam pequenas quantidades de fumaça de cigarros. Embora isso possa ser conveniente se você fuma em casa, também pode ser algo problemático se deseja que as pessoas não fumem em sua casa, em banheiros ou em dormitórios. Os detectores de fumaça de cigarro são projetados especificamente para serem acionados após a exposição à fumaça de cigarro, fazendo com que eles sejam ideais para o uso em banheiros de escola ou de empresas.

Detectores de fumaça comuns não notam a presença da fumaça de cigarro (Michael Blann/Digital Vision/Getty Images)

Função

Os detectores de fumaça de cigarro são acionados com coisas específicas a esse tipo de fumaça. Eles não precisam de um volume específico para detectar a fumaça. Eles comparam o ar limpo com aquele do ambiente em que estão localizados. Se os resultados dessa comparação indicarem que o ar está poluído com fumaça de cigarro, o alarme será soado.

Loading...

Características

Os detectores de fumaça de cigarro vêm com muitos acessórios. Alguns possuem luzes brilhantes quando a fumaça é detectada. Outros soam um alarme alto. Outros ainda transmitem sinais sem fio a um local pré-ajustado, como um computador administrativo, notificando uma pessoa em autoridade que alguém acendeu um cigarro e em qual lugar.

Tipos

Os detectores de fumaça de cigarro existem em uma variedade de modelos. Alguns são apenas detectores mais refinados que podem sentir quantidades muito pequenas de fumaça, mesmo em uma sala grande. Outros sentem a luz ultravioleta emitida quando um fósforo ou isqueiro é usado para acender o cigarro.

Efeitos

Os detectores de fumaça de cigarro são normalmente usados como impedidores. As escolas podem usá-los para evitar que os adolescentes fumem em banheiros e até mesmo em áreas externas cobertas. As empresas os usam da mesma maneira em banheiros de funcionários e clientes. Eliminar a opção de se fumar dentro do prédio pode ajudar a diminuir custos de seguros e também diminuir dramaticamente os riscos de incêndio.

Equívocos

Muitas pessoas pensam que seus alarmes de fumaça comuns notarão a presença da fumaça de cigarro. Afinal, às vezes eles disparam antes de qualquer coisa ter queimado no fogão! No entanto, eles geralmente não são refinados o suficiente para verificar a presença de fumaça de cigarro de maneira confiável e o alarme não indicará consistentemente a sua presença em um cômodo.

Avisos

Obviamente, todos nós sabemos que fumar faz mal à saúde. No entanto, se as pessoas ainda assim escolhem fumar, essa é uma decisão delas e elas têm o direito de impactar a própria saúde da maneira que desejarem. Porém, fumar dentro de casa é um risco sério de saúde e de segurança para todos os envolvidos. Isso aumenta as chances de um incêndio e também pode causar problemas de saúde nas pessoas ao redor do fumante. Usar um detector de fumaça de cigarro pode ajudá-lo a evitar ou até mesmo eliminar esses problemas.

Loading...

Recursos

Loading ...
Loading ...