Saúde

Sobre dores na perna em repouso

Escrito por dan keen | Traduzido por angela spada
Sobre dores na perna em repouso

A dor na perna sentida durante o repouso pode ser uma doença inesperada

Creatas Images/Creatas/Getty Images

Dores na perna podem ser sentidas após exercício extenuante ou ao usar músculos que não costumam ser exercitados. Porém, a dor na perna sentida durante o repouso pode ser uma doença inesperada.

Aterosclerose

Aterosclerose é o progressivo estreitamento e endurecimento das artérias, causados por envelhecimento, assim como outros fatores. À medida em que a condição se agrava, pode ocorrer sensações de dor ou queimação nas extremidades inferiores, que surgem quando a pessoa está deitada. Essa dor na perna em repouso é pior na posição deitada, porque o bloqueio das artérias da perna não permite um fluxo sanguíneo suficiente para os pés e os artelhos. Para o alívio dessa dor, pode ser necessário pendurar as pernas nas laterais da cama.

Cãibras na perna em repouso

Enquanto repousar dormindo, a pessoa pode despertar subitamente com dor no músculo da perna. Cãibras e espasmos na perna ocorrem na panturrilha, podendo durar alguns segundos a vários minutos dolorosos. Pode ainda ocorrer múltiplas vezes durante a noite. Essas cãibras noturnas na perna podem sobrevir após um dia de uso repetido de um grupo muscular ou após exercício extenuante.

Cãibras na perna por ficar sentado

Ocasionalmente, pode-se experimentar dor na perna durante repouso em cadeira, se a posição da pessoa for tal que interrompa a circulação. As cãibras decorrentes dessa condição raramente duram mais de alguns segundos ou minutos, depois de restaurada a circulação.

Dor na perna à noite em repouso

Às vezes, o indivíduo pode ter cãibras na perna durante o repouso na cama. Pode ser um espasmo incontrolável de um músculo da panturrilha e a dor pode variar de leve a intensa. Essas crises podem ser crônicas em alguns indivíduos ou uma ocorrência ocasional, em outros. Embora aparentemente ocorra por razões desconhecidas, sabe-se que a desidratação, assim como certas medicações, podem provocar dores na perna em repouso. As cãibras na perna também podem ser um sinal de problemas mais graves, como aterosclerose ou doença tireoidea.

Obtendo alívio

Qualquer um pode ter dor na perna em repouso, mas mulheres grávidas e idosos são mais suscetíveis. Quando ocorre uma cãibra, endireite a perna, vire a ponta dos pés para trás e puxe os artelhos na direção do joelho. Massageie os músculos espasmódicos. Alongue os músculos da perna ficando lentamente em pé, curvando joelho e suportando o peso, force para baixo a perna com cãibras durante vários minutos. A aplicação de calor ou frio (o que der alívio) pode ajudar a relaxar o músculo.

Condições graves

Um tumor nos nervos espinais pode casuar dor na perna à noite. Herniações nos discos nas costas podem resultar em dor ciática que, em raros casos, pode provocar dor noturna na perna. Visite um médico, se tiver dor recorrente na perna em repouso.

Prevenção

Alongue as pernas e panturrilhas várias vezes durante o dia e antes de dormir. Deite-se e puxe lentamente os artelhos na direção dos joelhos. Evite apontar os artelhos enquanto estiver dormindo. Mantenha-se bem hidratado ingerindo oito copos de 240 ml de água ao dia.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media