Sobre o estilo vitoriano

Escrito por shelly mcrae | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sobre o estilo vitoriano
O estilo vitoriano, seja em arquitetura ou no design de interiores, é eclético (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

O estilo vitoriano, seja em arquitetura ou no design de interiores, é eclético. É uma mistura de estilos passados e conveniências contemporâneas. Incorpora várias modas arquitetônicas e de decoração, desde o ornamentado do Velho Mundo ao que então era de vanguarda e urbano.

Outras pessoas estão lendo

Período de temo

O estilo vitoriano foi popular na América de 1837 a 1901. Seu nome deriva do reinado da monarca britânica, a Rainha Vitória. Nessa era também se deu o advento de novas tecnologias nascidas da Revolução Industrial. Isto permitiu aos artesãos projetar e produzir intrincados itens decorativos característicos do design vitoriano. Com a invenção de instrumentos, como o serrote, o trabalho em madeira se tornou mais detalhado e a casa vitoriana era adornada em estilo "Gingerbread" (colunas viradas padrões curvos e em fuso), com espirais e ornatos em relevo.

Características

Há traços comuns entre os vários estilos de arquitetura vitoriana. Uma casa em estilo vitoriano será ornamentada. De balaustradas a espirais, a casa exibirá escultura ornamental em madeira, ferro forjado, assim como arcos e frontões. Qualquer casa vitoriana que fizesse jus ao nome teria um alpendre, que também podia abranger as partes laterais. As casas vitorianas são coloridas. Os exteriores serão pintados em cores como vermelho-profundo, verde-sálvia, marrom-terra e dourado. Os ricos azuis e os brancos-cremosos são cores populares combinadas. Muitas vezes, a casa será pintada em duas ou três cores.

Tipos

O estilo vitoriano abrange muitas variações, do neogótico à arquitetura italiana e ao estilo Queen Anne. O neogótico foi a resposta aos chamados estilos pagãos da arquitetura greco-romana clássica. Um neogótico vitoriano possui telhados com abruptas arestas e frontões decorados com espirais e torres. As janelas serão em arcos ogivais e os painéis serão chumbados. O estilo de arquitetura italiano inspirou o italiano rural. Menos ornamentado que o gótico, esse estilo ainda ostenta muitos detalhes. Frontões, colunas, janelas ogivais e torres quadradas distinguem esse estilo. O estilo Rainha Anne provavelmente é o mais reconhecível. Esse estilo esbanja o "Gingerbread" e o vitral, telhas escama de peixe, ripas de madeira e cantaria. O alpendre se estende pelas laterais de toda a casa, com balaustradas torneadas e uso extenso de ponteiras. Muitas vezes referido como "damas pintadas", o exterior Queen Anne é pontado de múltiplas cores e estas são complementadas com cores combinadas para caixilhos de janelas e grades do alpendre.

Considerações

O estilo vitoriano não se confinou à arquitetura. Naquela época, os arquitetos geralmente contribuíam para o design de interiores, e muitas vezes estavam no controle destes. Como a própria casa, o interior vitoriano é cheio de adornos, prodigalidade e colorido. O veludo era um tecido popular usado em tapeçaria, assim como o Jacquard. Algodão e rendas eram usados em toalhas de mesa e roupas de cama. No inverno, tecidos pesados eram usados em fachadas de janelas e estes eram trocados por cortinas leves de linho. O mobiliário era elaborado. A madeira era sempre esculpida ou torneada. A tapeçaria era enfeitada e cada superfície era coberta com bugigangas, livros e artigos de vidro.

Significado

O estilo vitoriano fundiu o velho e o novo. Tomou emprestados pesados estilos do passado, como o Clássico, Federal, Gótico e Tudor. Mas também exibe as tecnologias emergentes e as conveniências modernas conhecidas hoje. Foi durante a era vitoriana que as casas se tornaram equipadas com eletricidade, encanamento interno e aquecimento central. O estilo vitoriano uniu a lacuna existente entre a era pré-industrial e a casa moderna.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível