Sobre exames pélvicos durante a gravidez

Escrito por crystal conerly | Traduzido por larissa frança
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sobre exames pélvicos durante a gravidez
Exames pélvicos (Keith Brofsky/Photodisc/Getty Images)

Fazer um exame pélvico durante a gravidez não é muito diferente de fazê-lo antes de engravidar. A principal diferença é o que o médico vai procurar. Se estiver nervosa sobre o exame, a maioria dos médicos permite que alguém esteja na sala para lhe dar apoio.

Outras pessoas estão lendo

O que esperar durante o exame pélvico

Se você nunca tiver feito um exame pélvico antes de engravidar, pode estar provavelmente nervosa ou ansiosa sobre isso. Durante o teste, o médico checará a vulva, o cérvix, o útero, as tubas de Falópio, os ovários e até a bexiga. Ele normalmente irá fornecer um robe para que você se troque em privado. Será pedido que deite-se na mesa com os pés nos apoios. O médico então iniciará o exame pressionando a parte externa do seu estômago para sentir os órgãos, e então, utilizará um espéculo para conseguir uma visão melhor do cérvix. Frequentemente um papanicolau, que é necessário uma vez por ano, é realizado, mas não será feito após o primeiro trimestre e nem por seis semanas após o parto.

O que o médico está procurando durante a gravidez

Quando você está grávida, o médico estará procurando por coisas diferentes. Ele poderá fazer culturas para testar infecções e também será capaz de dizer se você está grávida, pois às vezes há uma coloração azul no cérvix, de acordo com Babies Online. O médico também pode dizer o tempo de gravidez pelo exame interno. No final desta, ele verificará quanto há de dilatação.

Quanto tempo demora um exame pélvico

Normalmente um exame pélvico dura menos de dez minutos. O médico fará os exames interno e externo e também a coleta de todos os fluidos ou amostras para teste. Se você sentir-se desconfortável durante o exame ou ter uma dúvida, sinta-se livre para perguntar.

O que fazer antes do exame pélvico

Abstenha-se de duchas, relações sexuais e inserção de qualquer coisa na vagina por ao menos 24 horas antes do exame. Deve-se anotar quaisquer perguntas ou problemas que por ventura tenha, pois é provável que eles sejam esquecidos uma vez que o exame inicie.

Quais tipos de perguntas serão feitas para mim?

Quando o exame pélvico é feito durante a gravidez, você terá uma lista de perguntas diferentes. Elas podem incluir: você teve algum sangramento? Alguma dor, escape ou coceira? Quantas vezes ficou grávida? Quantos abortos espontâneos você teve? Quantos filhos você tem? Está sentindo alguma cãibra ou dor abdominal? Existem diferentes perguntas que o médico pode fazer. Apenas esteja preparada para responder honestamente. Se sentir-se desconfortável respondendo alguma delas, fale com o médico sobre isso.

Sentindo-se mais confortável

Se você sentir-se desconfortável com o exame pélvico, existem algumas coisas que podem ser feitas para torná-lo mais confortável. Primeiro, tenha alguém para dar apoio a você. Seja sua mãe, irmã, melhor amiga ou marido, ter alguém na sala pode ser de grande ajuda. Quando estiver fazendo o seu exame, tente relaxar todos os músculos do estômago, nádegas e coxas. Tente respirar devagar através da boca ou nariz. Se a qualquer momento você sentir dor, não fique quieta e diga ao médico. Se algumas coisa, como o equipamento ou o que ele estiver fazendo, deixá-la desconfortável, peça para ele lhe explicar. Uma explicação pode às vezes tornar a experiência menos assustadora.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível