Sobre ferramentas para engenharia civil

Escrito por therese pope | Traduzido por bruno charamba
Sobre ferramentas para engenharia civil
Os engenheiros civis contam com diversos softwares para auxiliar em seus trabalhos (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Engenheiro civis constroem estruturas como pontes, rodovias e hidrovias, e contam com ferramentas precisas e muitos instrumentos para orientá-los. Sem a tecnologia e ferramentas de ponta, essas construções não seriam tão seguras. Para tornar seu trabalho mais fácil e eficiente, eles contam com as ferramentas apresentadas a seguir.

Sistema de Informação Geográfica (SIG) e ferramentas de desenho

Os engenheiros civis dependem de sistemas de informações geográficas (como o AutoCad) e ferramentas de desenho para ajudá-los a traçar o mapa geográfico com informações do terreno.

Programa de computador

Eles precisam de softwares específicos para ajudar a projetar as estruturas. Alguns deles são: The Engineer's Toolbox (ETBX), EngiLabBeam! 2D, WinPost e o Civil Pro Tools.

Equipamentos de topografia

Eles dependem de equipamentos de topografia para medir áreas aquáticas e terrestres. Esses equipamentos também incluem ferramentas especializadas de GPS (Sistema de Posicionamento Global) de alta tecnologia.

Recursos online

Os engenheiros civis também utilizam para os seus projetos, sites para acompanhar informações sobre o clima, a geologia, a hidrologia e a geografia. Informações de pesquisa científicas encontradas online desempenham um papel crucial na concepção dessas estruturas, pontes e hidrovias.

Calculadoras científicas

As calculadoras científicas permitem aos engenheiros calcularem gráficos e equações matemáticas complexas. Há algumas calculadoras científicas mais avançadas, projetadas especificamente para engenheiros civis, como a Hewlett Packard 50G Graphing Calculator.