Sobre o fio de cobre

Escrito por marjorie a. burke | Traduzido por contributing writer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sobre o fio de cobre
Fios de cobre (Adam Crowley/Photodisc/Getty Images)

O cobre – o "metal vermelho" – é um elemento natural. Suas características únicas o tornam um material altamente valorizado para a produção de fio para fins de utilidade, bijuteria e até mesmo a pesca em águas profundas.

Outras pessoas estão lendo

Propriedades físicas

O cobre tem uma característica que o torna altamente desejável para a produção de fio: é dúctil, o que significa que pode facilmente ser elaborado em forma de fio. Cientistas da Universidade de Nevada, Reno, descobriram que uma barra de cobre de 4 cm de espessura pode ser aquecida e transformada em um fio mais fino que um fio de cabelo humano e 20 milhões de vezes mais comprido do que a barra original. O cobre também é valorizado pela sua condutividade. Somente a prata é melhor do que ele em sua capacidade de conduzir calor e eletricidade.

História

O cobre já foi tão abundante que podia ser encontrado no chão, sua cor vermelha o tornando mais fácil de detectar. Grânulos de cobre que remontam a 9000 a.C. foram encontrados no Iraque e objetos de nativos americanos feitos de cobre datam de 2000 a.C.

Um dos primeiros usos do cobre como um condutor elétrico foi em 1857, pelo inventor italiano Antonio Meucci, creditado por ter inventado o primeiro telefone funcional.

O fio de cobre tem sido o material escolhido para os sistemas elétricos de casas e edifícios comerciais há muito tempo. Pelo fato do preço do material ter subido em meados de 1960, os construtores passaram para a fiação de alumínio. No entanto, uma série de incêndios em casas durante os 10 anos seguintes levou a Consumer Product Safety Commission a investigar os riscos de segurança de fiação de alumínio e, consequentemente, emitir duas recomendações para solucionar o problema, sendo que ambas fazem uso do fio de cobre.

Principais Usos

O fio de cobre é utilizado por fabricantes de joias por causa da sua maleabilidade e cores atraentes. Além disso, ele não sofre corrosão, então os objetos feitos com esse material têm uma vida útil longa.

O fio de cobre é utilizado para a pesca em águas profundas por causa de sua taxa de afundamento superior (menor linha de flutuação) e força.

As principais utilizações do fio de cobre – para eletrodomésticos, eletrônicos e fios elétricos de edifícios – acontecem devido à sua capacidade de permitir que o calor e a eletricidade passem.

Geografia

O Chile e os Estados Unidos têm os maiores depósitos de cobre. A maioria das minas de cobre dos EUA está localizada nos estados do oeste. O metal também é abundante no Canadá, Austrália e Peru e é encontrado em cerca de 45 outros países.

Roubo de Cobre

O roubo de fios de cobre, mesmo em plena luz do dia, atingiu proporções epidêmicas nos Estados Unidos. Alguns responsáveis ​​pela aplicação da lei acreditam que a venda de fios de cobre na China, Índia e Brasil seja um negócio muito lucrativo para os viciados em drogas ignorarem. De fato, os preços pagos para o fio no mercado negro do cobre têm estado sempre em alta desde 2008, devido ao aumento do preço de mercado de cobre e porque as necessidades de construção desses países aumentaram.

O fio de cobre é encontrado em carretéis enormes em instalações de armazenamento de energia elétrica, nos aspersores de sistemas de irrigação deixados sem guarda em campos de exploração agrícola, em novos locais de construção e em dispositivos elétricos de iluminação de estradas e rodovias.

Os custos de roubo de cobre são repassados ​​na forma de aumentos de impostos, aumento das taxas de eletricidade e custos de alimentos e moradia mais altos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível