Sobre goivas de madeira

Escrito por melissa j. bell | Traduzido por mariana silva gray
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sobre goivas de madeira
Goivas são uma das ferramentas mais usadas para entalhar madeira (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O termo "goiva" refere-se ao tipo de ferramenta mais usado para entalhar madeira. As goivas de madeira são similares a cinzéis, mas são caracterizadas por lados curvados e possuem gumes retos e afiados. Goivas são usadas para o desbaste, pois são normalmente úteis para remover grandes pedaços de madeira.

Outras pessoas estão lendo

Benefícios

As goivas de madeira têm sido usadas por milhares de anos para esculpir madeira e, embora as goivas modernas não se pareçam muito com os artefatos arqueológicos, elas ainda são um dos instrumentos primários numa tradição que diminui lentamente - a de fazer esculturas à mão. As goivas são usadas para dar forma e vida em peças de madeira. Além da forma geral, elas criam textura em um objeto. Marcas superficiais de goivas são normalmente deixadas na peça, em vez de serem lixadas, para preservar o visual artesanal.

Tipos

Existem goivas de madeira em muitas formas e tamanhos diferentes, tornando-as extremamente versáteis. Tipicamente, um iniciante começa com 3 goivas retas padrão: uma grande de 2,5 cm para o desbaste, uma média de 1,3 cm e uma goiva pequena de acabamento para limpar o trabalho. Outros tipos de goivas incluem as dobradas, as em forma de colher e as em "v". Alguns escultores também usam goivas especiais como a de cauda de peixe, a "fluter", a "veiner" e a dobrada para trás.

Características

Goivas retas são usadas para remover grandes pedaços de madeira e para curvar a superfície dela. As goivas dobradas são curvas em todo seu comprimento e usadas para lugares de difícil alcance. Similarmente, a goiva em forma de colher e a de cauda de peixe são usadas para o mesmo fim, mas a primeira possui uma lâmina reta com uma curva no final, lembrando uma colher, e a outra tem a forma de uma cauda de peixe. A goiva em "v" é uma ferramenta com uma borda em forma de V que é usada para propósitos decorativos, como o detalhamento e delineamento e é, normalmente, usada apenas após a finalização das formas mais grosseiras.

Função

As goivas de madeira são usadas em conjunto com marretas. Para remover aparas de madeira, a goiva é segurada em um ângulo de 45 graus em relação à madeira e golpeada com a marreta, enterrando a goiva na madeira. Um segundo golpe é feito em um ângulo de 35 graus e um terceiro em um ângulo de 25 graus, até que a apara da madeira seja removida. Para áreas maiores de madeira, muitos outros golpes podem ser necessários para remover totalmente as peças desejadas. Para fazer buracos em forma de "v" na madeira, goivas mais profundas são usadas. Um nível variante de pressão é necessário para cada tipo de goiva e para cada técnica de entalhamento de madeira desejada.

Considerações

As goivas são extremamente afiadas e devem ser sempre manuseadas com cuidado. Por razões de segurança, a madeira deve ser presa à superfície de trabalho, deixando ambas as mãos livres para o trabalho com a ferramenta. As goivas são manipuladas para longe do corpo e os dedos devem ser mantidos afastados de suas lâminas afiadas. Todos os cortes devem ser feitos seguindo as fibras, pois movê-las contra estas pode criar fendas na madeira. É possível também fazer uma fenda acidental na madeira usando uma goiva de largura completa. Em vez disso, uma série de cortes rasos devem ser feitos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível