Sobre o macramé

Escrito por deb powers Google | Traduzido por aline fernandes martins
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sobre o macramé
Artesanato com macramé (Easter eggs, hand craft and decoration image by wime from Fotolia.com)

Macramé é um artesanato em tecido que usa uma variedade de nós para criar itens decorativos e funcionais. Ele pode ser feito em diversos tipos de fios, barbantes e cordões e é usado, frequentemente, para se fazer joias. O macramé é fácil de aprender, o que faz dele um artesanato bastante satisfatório para os iniciantes. No entanto, projetos avançados podem ser desafiadores até mesmo para os mais experientes.

Outras pessoas estão lendo

História

Os primeiros exemplos macramé são datados do século 13, quando os fabricantes de tapete árabes atavam seus tapetes acabados com franja amarrada. A palavra macramé vem dessa prática. Macramé significa franja em árabe. Pelo século 14 e 15, o macramé havia migrado para a Itália e França. Era uma maneira popular dos marinheiros passarem o tempo no mar por longos períodos e, suplementava as suas habilidades de remendar redes de pesca, que usam muitos dos mesmos nós. O trabalho macramé era popular no século 19 na Grã-Bretanha, mas caiu no esquecimento por décadas. Um renascimento de todos os artesanatos trouxe o macramé de volta para a popularidade durante a década de 1960 e início de 1970. Ele teve outro ressurgimento no final dos anos 90 e continua a ser um artesanato popular para novos materiais e ideias.

Função

Como muitos artesanatos, o macramé começou com um propósito funcional. O primeiro macramé foi usado para amarrar as extremidades de fios em tapetes feitos à mão para que eles não se embaraçassem. O macramé também foi usado para fazer e consertar redes de pesca e, os nós utilizados em redes de fixação, velas e âncoras foram adaptados por marinheiros para fazer joias e itens decorativos. Ao longo dos anos, o macramé tem sido usado para fazer uma variedade de itens funcionais e decorativos, incluindo tapeçarias, joias, cortinas e luminárias. Os mesmos nós também são usados ​​em artesanatos para crianças populares que usam "cordas" de vinil para fazer cordões e pulseiras.

Tipos

O macramé utiliza vários tipos diferentes de nós para criar padrões no tecido trançado. A maioria das peças macramé é construída com apenas quatro nós básicos.

O nó "cabeça de Lark" é frequentemente utilizado para "montar" os fios de um projeto. É um dos nós mais simples e mais usados no macramé. Para fazer isso, você simplesmente dobra o fio ao meio para formar uma alça, e então passa as pontas por cima e em volta de outro fio e puxe ele através da alça, puxando-os para apertar o nó.

Um nó quadrado é formado com quatro filamentos de corda. As duas cordas de fora se cruzam e em cima dos fios de dentro, e cria um efeito "escada".

O nó de meio gancho é um nó de marinheiro padrão que une dois fios de linha juntos. No macramé, o meio gancho é usado ​​para criar linhas horizontais, diagonais e curvados através de um padrão. As linhas são formadas amarrando nós de meio gancho em uma vertente única que é transportada para frente e para trás por toda a peça trabalhada.

O ponto cesta também usa quatro fios barbante ou corda para criar uma linha fixa de nós. É formado fazendo meios ganchos ao longo de dois eixos centrais, alternando as duas cordas exteriores de trabalho.

Considerações

Além de cordão, fio ou barbante, existem alguns artigos simples que você deve ter se você quiser aprender como fazer macramé. Eles incluem uma placa de projeto ao qual você pode fixar o seu trabalho, alfinetes para fixar o seu trabalho à placa e fita adesiva, que você vai usar para uma variedade de propósitos.

O tipo de corda ou fio que você usa irá fazer uma grande diferença no resultado final do projeto. Há uma corda para macramé feita especificamente para atar, mas muitos projetos exigem fio, corda, ou barbante. Até mesmo linha de bordado pode ser usada para fazer projetos de macramé, como pulseiras da amizade e laços de cabelo.

Prevenção/Solução

Cordas macramé podem se embaraçar no final enquanto você trabalha, especialmente o cordão retorcido. Há um número de maneiras de preparar o fio quando você começa a trabalhar para prevenir esse problema. A maneira mais fácil de manter as extremidades desembaraçadas é amarrar um nó de cerca de 1,5 a partir do final do cabo. Outras opções incluem mergulhar as extremidades dos fios em cera derretida, cola doméstica ou esmalte.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível