Sobre a mastoidite

Escrito por don amerman Google | Traduzido por debora joi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sobre a mastoidite
Imagem mostrando a proeminência óssea atrás da orelha (processo mastoide) (Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)

A doença inflamatória da mastoide, também conhecida como mastoidite, é uma infecção bacteriana que ocorre no processo mastoide, a proeminência óssea situada atrás da orelha. A infecção ataca as células aéreas da mastoide, descritas por HealthScout como "pequenas cavidades cheias de ar localizadas no processo mastoide". Diagnosticada principalmente em crianças, a doença, se não tratada, pode acarretar em perda auditiva e destruição óssea.

Outras pessoas estão lendo

Como a doença se desenvolve

A doença inflamatória da mastoide geralmente começa como complicação de uma infecção bacteriana na orelha média, conhecida como otite média, que se desenvolve a partir de invasão de bactérias com consequente obstrução da trompa de Eustáquio. Esta infecção da orelha média torna-se crônica em alguns pacientes e pode se espalhar para o processo mastoide se não for combatida pelo organismo após um longo período de tempo. A mastoidite, na maioria das vezes, resulta de uma complicação da otite média crônica, mas, em alguns casos, pode ser desencadeada por um ataque bacteriano durante uma otite média aguda, de acordo com HealthScout.

Quais são as bactérias responsáveis

HealthScout afirma que as bactérias mais frequentemente relacionadas com a Mastoidite são pneumococos, estreptococos beta-hemolíticos, Haemophilus influenzae, Staphylococcus e diversas formas de bactérias gram-negativas. A incidência de infecção causada por pneumococos é particularmente elevada em crianças com menos de 6 anos de idade, de acordo com HealthScout.

Sintomas e complicações

Os sintomas da doença inflamatória da mastoide, de acordo com a MedlinePlus, podem incluir vermelhidão na orelha, bem como vermelhidão e inchaço na área retroauricular, febre súbita e, com frequência, elevada, dores de cabeça, descarga de ouvido e perda de audição. Se não tratada, a mastoidite pode levar a algumas complicações extremamente graves, incluindo perda total de audição, paralisia facial, meningite ou abscesso epidural. A infecção também pode se espalhar para o cérebro ou se tornar sistêmica, afetando todo o corpo.

Procure um médico

Se você estiver com um ou mais dos sintomas da doença inflamatória da mastoide, ou apresenta infecção de ouvido persistente, você deve procurar o seu médico imediatamente. Ele será capaz de determinar a natureza exata do problema e iniciar o tratamento ou solicitar exames para o diagnóstico. Os exames úteis no diagnóstico de mastoidite incluem raio-X do crânio e tomografia computadorizada do ouvido e/ou da cabeça.

Tratamento

A doença inflamatória da mastoide pode representar um desafio para o tratamento, porque a infecção está localizada dentro do osso mastoide, uma área de difícil acesso à medicação. A MedlinePlus diz que o tratamento de escolha são antibióticos, que podem ser injetados na fase inicial de tratamento e, mais tarde, administrados por via oral. Se a infecção não responde à terapia com antibióticos, pode ser necessária a remoção de parte do osso mastoide, a fim de drenar a área da infecção. A drenagem cirúrgica da infecção da orelha média também pode ser realizada caso a mastoidite mostre características de uma complicação da otite média crônica.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível