×
Loading ...

Sobre o ouro 10K

Atualizado em 21 novembro, 2016

A pureza do ouro é medida em quilates, sendo o de 24 quilates ouro puro. Classificações inferiores de ouro contêm outros metais misturados a ele para resultar em um produto final mais duro e portanto mais resistente. O ouro 10 quilates é a classificação mais baixa que pode ser vendida nos EUA como "ouro", de acordo com o regulamento da Federal Trade Commission.

A pureza do ouro é medida em quilates (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Quilates

Um quilate é a medida de fineza do ouro. O ouro puro é chamado de 24 quilates (24K). O ouro puro é muito macio e portanto propenso a danos, então outros metais como níquel e prata quase sempre são misturados ao ouro para deixá-lo mais resistente. Os outros metais da liga que não são ouro são chamados de "metais-base".

Loading...

Classificações

Classificações comuns de joias são 18K, 14K e 10K. O órgão americano Federal Trade Commission determinou que o 10K é a classificação de ouro mais baixa que pode ser vendida como tal nos EUA. As joias de ouro 10K geralmente são consideravelmente menos caras que o correspondente em ouro 18K ou 14K, e resistirão ao desgaste por uso regular.

Metais-base

É importante saber, se puder, quais metais-base estão na liga da joia de 10K que pretende comprar. Muitas pessoas podem ter reações alérgicas aos metais de base, especialmente ao níquel. Brincos para orelhas furadas que contenham níquel, por exemplo, podem causar sérias reações alérgicas e infecções no lóbulo da orelha.

Banho de ouro

O termo "ouro 10K" se refere à mistura de ouro e outros metais. O termo "banhado a ouro 10K" por outro lado, se refere à camada deste tipo de ouro aplicada ao exterior da joia feita de um metal diferente. A joia banhada a ouro costuma ter cor viva, mas eventualmente o banho se desgasta.

Vermeil

Recentemente, as joias feitas de vermeil têm ganhado popularidade. O vermeil é uma prata de lei, que é 92,5% prata pura, coberta com banho de ouro. Joalheiros franceses inventaram o processo na década de 1700 e o produto se tornou popular instantaneamente. Novamente, a fineza mínima para o ouro usado no vermeil não pode ser inferior a 10K nos EUA.

Comprando ouro

A FTC (Federal Trade Comission) não exige que os joalheiros exibam um selo ou carimbo que descreva a classificação dos quilates, mas joalheiros respeitáveis gravam seu selo em seus produtos. O selo será bem pequeno e em um lugar discreto, então pode ser necessário procurar, mas vale o esforço para ter esta garantia. Se não encontrar o selo, peça ao vendedor para lhe fornecer os documentos que classifiquem o ouro da mercadoria.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...